Apla-Copersucar e Eco-Energy movimentam 11,5% das vendas globais de etanol
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Copersucar e Eco-Energy movimentam 11,5% das vendas globais de etanol

A Copersucar S.A. informou que a venda de etanol a partir do Brasil atingiu 5 bilhões de litros em 2015/2016, alta de 16,3% ante o período anterior. Do total, 4,3 bilhões de litros foram comercializados no mercado doméstico e o restante exportado. O crescimento, segundo a empresa, foi favorecido pela demanda em alta e pela recuperação dos preços do biocombustível.
 
Já a Eco-Energy empresa norte-americana com 89% de participação da Copersucar, movimentou 8,5 bilhões de litros de etanol nos Estados Unidos em 2015/2016, alta de 13,3% sobre o período anterior. Juntas, Copersucar e Eco-Energy movimentam 11,5% das vendas globais de etanol, segundo a companhia.
 
No primeiro ano completo de operação, a Alvean, joint venture entre Copersucar e Cargill, comercializou 11,5 milhões de toneladas de açúcar, com participação de 30% no mercado global. No Brasil, a originação da Alvean foi de 5 milhões de toneladas da commodity.
 
A Copersucar relatou hoje lucro líquido consolidado de R$ 45,13 milhões em 2015/2016, ante um prejuízo líquido de R$ 10,9 milhões na safra 2014/2015. Segundo o presidente do Conselho de Administração da companhia, Luís Roberto Pogetti, o resultado mostra que a Copersucar "retomou seu ciclo de rentabilidade", mas "ainda que abaixo do seu potencial".
 
Em nota divulgada há pouco, a empresa informa que o período 2015/2016 "foi marcado por oscilações nos mercados globais e por instabilidade continuada no mercado interno, acentuada pelas dificuldades econômicas que têm agravado a situação do setor sucroenergético", informou.
 
"Em contrapartida, houve sinais de melhora na conjuntura do setor, com a reação dos preços internacionais do açúcar e o crescimento da demanda interna por etanol", concluiu.
 
Fonte: Estadão Conteúdo via Globo Rural