Apla-Apla busca apoio da Secretaria Agricultura para exportar conhecimento e tecnologias na área de cana
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Apla busca apoio da Secretaria Agricultura para exportar conhecimento e tecnologias na área de cana

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, recebeu em audiência, na manhã desta quarta-feira, 2, o diretor do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), Flavio Castelar. Na reunião foram abordadas as pesquisas realizadas pela Pasta por meio dos institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e as ações para da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) para aumentar a competitividade do agronegócio paulista.
 
A Apla é responsável por administrar o Parque Tecnológico de Piracicaba “Engenheiro Agrônomo Bruno Emílio Germek” (PTP), referência no setor sucroenergético por desenvolver pesquisas para o fomento da produção de açúcar e álcool e identificar os gargalos de logística e políticas públicas.
 
Foram tratados ainda assuntos relacionados à cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias agrícolas e industriais, até manejo, fabricação de máquinas e a ampliação de variedades de canaviais.
 
Castelar apresentou uma proposta para estreitar relacionamento com Centro Cana, mantido pela da Secretaria, por meio do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, visando melhorar a divulgação das tecnologias para retomada a cadeia produtiva e de equipamentos. “O papel do Instituto é fantástico, pois é um dos poucos centros de pesquisas que são públicos, algo que o estado de São Paulo realiza há muito tempo. Queremos fortalecer os laços aproximando o setor privado com o público”, enfatizou o diretor.
 
Castelar também propôs a assinatura de um protocolo de cooperação para atuação conjunta com a Pasta da Agricultura, por meio da Apta para exportar ciência e tecnologia com pesquisas de desenvolvimento e inovação, com objetivo de contribuir com uma visão ampla e holística do setor. “A audiência foi muito positiva. Apresentamos propostas pontuais e práticas e que podem se concretizar com a ajuda da Secretaria”, declarou.
 
A entidade foi convidada pelo secretário Arnaldo Jardim para participar dos comitês realizados pela Codeagro, que promovem discussões sobre as demandas do setor produtivo e busca contribuir na tomada de decisões.
 
Fonte: Assessoria de imprensa - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo