Apla-Apla e Apex-Brasil avaliam mercado asiático e recebem tailandeses no Parque Tecnológico Piracicaba
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Apla e Apex-Brasil avaliam mercado asiático e recebem tailandeses no Parque Tecnológico Piracicaba

O Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) por intermédio do Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution realizaram de 24 de maio a 2 de junho, a missão prospectiva em Bangkok, na Tailândia.

Um dos principais objetivos da ação foi avaliar o segundo maior mercado açucareiro da Ásia, “Diante do cenário apresentado durante o levantamento de mercado, identificamos três principais áreas onde existem oportunidades de negócios para o Brasil: máquinas e equipamentos para mecanização agrícola, cogeração e produção de etanol”, revela Flavio Castelar, diretor executivo do Apla.

Até 2017, a Tailândia, o segundo maior exportador de açúcar do mundo, pretende concluir a construção de 14 usinas de cana-de-açúcar, somando-se às atuais 50 unidades produtoras.

Em Bangkok, Flavio Castelar foi recebido pelo embaixador do Brasil na Tailândia, Paulo Cesar de Meira Vasconcellos e participou do 5º Sugar Asia - um dos mais esperados eventos do setor na Ásia e no qual produtores debatem marketing, produção de estratégia e políticas para negócios sobre os temas açúcar, etanol, destilarias e bioenergia.

Em sua palestra, Castelar abordou o tema “Evolução da cadeia produtiva no Brasil”  mostrando o progresso do setor sucroenergético brasileiro.

 

Maior produtor de açúcar da Tailândia visita o Parque Tecnológico Piracicaba

A missão do Apla e da Apex-Brasil despertou o interesse de representantes de grandes indústrias de açúcar da Tailândia. Como resultado da ação, no dia 4 de junho, uma delegação tailandesa veio ao Brasil para conhecer as instalações do Parque Tecnológico Piracicaba e também para saber mais sobre o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution.

Dentre os integrantes da delegação tailandesa, estavam o vice-presidente da Mitr Phol, Chatkul Panin. A Mitr Phol é a maior produtora de açúcar da Tailândia e a segunda maior da China por meio da sua joint venture da empresa East Asia Açúcar. E, desde 2011, a empresa tailandesa é classificada como a quinta maior produtora de açúcar do mundo e a maior da Ásia.

Além de Tailândia e China, a Mitr Phol tem operações e investimentos no Laos, Camboja, Vietnã e, mais recentemente, na Austrália. Suas unidades de negócios principais incluem açúcar, etanol, energia de biomassa,  logística e papel.

De acordo com Castelar, o cluster de indústrias e empresas ligadas ao Apla dispõem de amplas condições (tecnologia, máquinas, serviços e soluções) para atender a demanda das oportunidades de negócios identificadas no país, principalmente na linha de mecanização, cogeração e produção de etanol, em que o Brasil é líder e referência para o setor mundial.

 

Fotos: Divulgação

Website Apla: www.apla.org.br/portal