Apla-Avião agrícola movido a etanol completa 10 anos
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Avião agrícola movido a etanol completa 10 anos

O avião agrícola Ipanema (EMB 202A), movido a etanol, completa no próximo domingo (19/10) dez anos de certificação. A aeronave foi a primeira de série - e ainda é a única - no mundo a sair de fábrica certificada para voar com o biocombustível.

 

De acordo com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), que comercializa o avião, o etanol reduziu não só o impacto ambiental como também os custos de operação e manutenção e melhorou o desempenho geral da aeronave. "Eficiente e com menor custo, o etanol foi uma alternativa que agradou aos clientes - muitos dos quais possuem eles mesmos lavouras de cana", diz Fábio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para o Ipanema. Atualmente, 40% da frota do Ipanema em operação é movida a etanol.

 

A aeronave é utilizada principalmente na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas, mas também pode ser usado para espalhar sementes, no combate primário a incêndios, vetores e larvas. Segundo a Embraer, as principais culturas que utilizam o Ipanema são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, citrus, eucalipto, milho, soja e café.

 

Além de comercializar o avião, a Embraer também vende kits de conversão para aviões movidos a gasolina de aviação poderem voar com o etanol. Até 2014, a empresa já comercializou 269 aeronaves e 205 kits do gênero.

 

 

Fonte: Globo Rural via Agência UDOP de Notícias