Apla-Capacidade de produção de açúcar do Brasil deve crescer 2 mi t em 2017, diz Datagro
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Capacidade de produção de açúcar do Brasil deve crescer 2 mi t em 2017, diz Datagro

A capacidade de produção de açúcar do Brasil deve crescer entre 1,5 milhão e 2 milhões de toneladas no próximo ano, uma vez que usinas têm planos de expandir instalações frente a um déficit na oferta global de açúcar, disse nesta segunda-feira o presidente da consultoria Datagro, Plínio Nastari.
 
Nastari disse que algumas companhias na região centro-sul do Brasil estão implementando pequenas expansões que devem resultar em maior capacidade para a safra da cana 2017/18.
 
Ele disse que as usinas estão provavelmente operando no limite de sua capacidade de produção de açúcar e não conseguem produzir mais do adoçante apesar dos altos preços internacionais.
 
A Datagro estima a produção de açúcar do centro-sul em 35,2 milhões de toneladas, ante 31,2 milhões de toneladas na última safra.
 
A consultoria elevou sua estimativa para o déficit na oferta global de açúcar em 2016/17 para 7,1 milhões de toneladas, ante 6,09 milhões de toneladas anteriormente.
 
A escassez no açúcar está impulsionando a procura pelo produto brasileiro, uma vez que o país está processando uma quantidade recorde de cana. A estimativa da Datagro é que 625 milhões de toneladas de cana-de-açúcar sejam processadas na região centro-sul nesta safra.
 
"A demanda está bastante forte no momento. O volume para ser embarcado em portos brasileiros é cerca de 40 por cento maior do que neste mesmo período no ano passado", disse Nastari a jornalistas nos bastidores do Fórum Agrícola Global, em São Paulo.
 
Ele disse que os preços do etanol no mercado local subiram seguindo a alta nos contratos do açúcar, fazendo com que o biocombustível perdesse competitividade ante a gasolina.
 
O consumo de etanol no Brasil caiu 13 por cento de janeiro a maio em comparação com o mesmo período no ano passado.
 
Fonte: Reuters via Nova Cana