Apla-Consumo de etanol hidratado segue batendo recorde no Brasil
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Consumo de etanol hidratado segue batendo recorde no Brasil

Grupo USJA demanda pelo biocombustível hidratado atingiu 1,57 bilhão de litros em agosto, superando a marca histórica verificada em julho deste ano, quando registrou-se o consumo de 1,55 bilhão de litros. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), no acumulado de janeiro até agosto, a demanda pelo renovável apresentou um crescimento de 41% em relação à mesma data de 2014, o que equivale a 11,51 bilhões de litros.
 
A elevação nas vendas do biocombustível de cana pode ser observada nos principais estados produtores e consumidores do País, como São Paulo e Minas Gerais. Em agosto de 2014, o estado paulista respondia por 32,3% do consumo nacional de combustíveis leves, enquanto o mineiro representava 9%. Em agosto deste ano, estes percentuais subiram para 43,2% e 28,6%, respectivamente.
 
Segundo o diretor Técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, “a maior oferta do produto no mercado interno e a competitividade positiva do etanol hidratado frente à gasolina explicam este quadro”. Este foi um volume recorde registrado desde 2000, quando a ANP iniciou uma série histórica com estatísticas de venda dos combustíveis no País.
 
O aumento das vendas do hidratado também se reflete no consumo de combustíveis do ciclo Otto (soma do consumo de hidratado e de gasolina tipo C, equivalente à gasolina pura acrescida de 27% de etanol anidro). Essa participação alcançou 25,1% em agosto, novo recorde para este ano. No mês, a demanda de combustíveis leves no País diminuiu 2,6% sobre julho.  Se comparado ao mesmo período de 2014, a queda foi de 1,3%.
 
Fonte: UNICA