Apla-Datagro vê exportação consistente de etanol aos EUA por câmbio
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Datagro vê exportação consistente de etanol aos EUA por câmbio

O presidente da Consultoria Datagro, Plínio Nastari, avalia que as exportações brasileiras de etanol para os Estados Unidos devem continuar consistentes no restante deste segundo semestre. Em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o executivo disse que o nível atual de câmbio, com o dólar entre R$ 2,20 e R$ 2,30, favorece embarques de usinas nacionais, mesmo que a safra de milho norte-americana derrube os preços do biocombustível naquele mercado.
O mais recente prognóstico do Renewable Fuel Standard (RFS), programa de combustíveis renováveis dos EUA, divulgado na terça-feira, 06, pela Agência de Proteção Ambiental do país (EPA, na sigla em inglês), considera certo 'que o Brasil fechará 2013 com exportação de 3,1 bilhões de litros', afirmou Nastari, com base em estimativas da própria Datagro.
O RFS vigente tem validade até 30 de junho de 2014 e demanda 2,75 bilhões de galões (10,40 bilhões litros) de biocombustíveis avançados dentro da matriz energética norte-americana no período. Etanol de cana e biodiesel, por exemplo, são considerados produtos avançados pelo RFS.

Queda
Existem analistas e especialistas do setor, no entanto, que estimam que os embarques brasileiros do biocombustível possam terminar o ano no vermelho frente ao observado em 2012. Isso porque a safra de soja dos EUA, que começa a entrar no mercado a partir de setembro, deve baixar os preços do biodiesel, cuja base de produção é a oleaginosa. Consequentemente, o biocombustível ganharia mais espaço dentro da matriz energética, em detrimento do etanol de cana, por gerar margens mais atrativas para os produtores. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima produção de 93 milhões de toneladas de soja em 2013/14, 13% superior à de 2012/13.
Até junho, os Estados Unidos importaram 498 milhões de litros de etanol brasileiro de cana, crescimento de 75% ante os 283,9 milhões no primeiro semestre de 2012, aponta a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), que ainda não tem o detalhamento de vendas em julho.

Fonte: Agência Estado via Biocana