Apla-Em 2013, Brasil bate recorde na produção de máquinas agrícolas
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Em 2013, Brasil bate recorde na produção de máquinas agrícolas

Nas revendedoras, parte das máquinas expostas já tem dono, reflexo do aumento nas vendas este ano.
Em todo o país, segundo a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Máquinas Agrícolas, foram vendidas de janeiro a novembro, 77,2 mil unidades, aumento de 19,9% em relação ao mesmo período de 2012.
Em uma concessionária em Maringá, no Paraná, o ano foi muito bom.
A produção do setor também cresceu. Até novembro foram fabricadas 94 mil unidades, 20,7% a mais do que nos 11 meses do ano passado. É a maior quantidade de máquinas já produzidas no país. Ainda assim, em algumas regiões agrícolas, a procura é maior do que a oferta. 
Na região de Maringá, o aumento nas vendas chegou a 25% este ano, comparando com o mesmo período do ano passado. Em algumas concessionárias, os produtores enfrentam fila de espera para receber máquinas e implementos.
"Como houve uma venda muito forte no ano de 2013, alguns equipamentos estão com entrega programada para março", diz o gerente de vendas Osmar Marega.
Apesar dos números positivos no acumulado do ano, os últimos três meses foram de queda nas vendas. Só em novembro, a redução foi de 17% na comparação com outubro.
Para as revendedoras, o recuo foi provocado pela menor oferta de financiamento. Outro fator é o fim do Programa de Sustentação do Investimento, que oferece juros de 3,5% ao ano. O prazo termina agora no fim do mês.
 

Fonte: Globo Rural via Agência UDOP de Notícias