Apla-Estiagem provoca estragos e perdas em canaviais no Centro-Sul do país
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Estiagem provoca estragos e perdas em canaviais no Centro-Sul do país

Segundo a Unica, prejuízos podem chegar a 40 milhões de toneladas da safra 2014/2015

 

A estiagem prolongada provocou estragos nos canaviais do Centro-Sul do Brasil. De acordo com o diretor técnico da União da Indústria de cana-de-açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, que participou do lançamento do PAISS Agrícola nesta segunda, dia 17, ao menos 35 milhões de toneladas de cana da safra 2014/2015, que se inicia em abril, foram perdidas, "neutralizando" as 20 milhões de toneladas que sobraram da temporada 2013/2014 e as 15 milhões de toneladas obtidas com expansão de plantações. 

– Se a safra for igual a que terminou, de 596 milhões de toneladas, já poderemos comemorar – afirmou

Rodrigues admitiu, entretanto, que os prejuízos podem chegar a 40 milhões de toneladas e que a moagem pode ficar abaixo das 596 milhões de toneladas.

Conforme Rodrigues, os Estados de São Paulo - especialmente a região de Ribeirão Preto -, Paraná e Mato Grosso do Sul foram os mais afetados pela seca das últimas semanas. Na avaliação dele, a expectativa é de que o próximo ciclo repita no máximo o atual em termos de produção de etanol e açúcar.  As previsões da Unica para a próxima safra serão divulgadas entre final de março e início de abril, destacou ele.

Etanol

Apesar das perdas provocadas pelo clima, Rodrigues avalia que os preços do etanol hidratado devem se manter estáveis em 2014/2015.

– O mercado já trabalha muito próximo da paridade de 70% (frente à gasolina), então não tem muito como subir. Se subir, o consumidor migra para a gasolina. Portanto, deve ficar estável – explicou.

 

Fonte: RuralBR Agricultura