Apla-Etanol: maior remuneração deverá elevar produção do biocombustível
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Etanol: maior remuneração deverá elevar produção do biocombustível

A Datagro reduziu as estimativas para a produção de etanol do Centro-Sul do Brasil em 2013/14, reflexo do grande volume de chuvas no início da temporada. Entretanto, a consultoria prevê o aumento em dois pontos percentuais, para 52,6%, a fatia da produção de cana-de-açúcar destinada à produção de etanol na safra 2013/14. A previsão atual é de 24 bilhões de litros de etanol, 500 milhões de litros a menos do que apontava a estimativa anterior. Os números foram divulgados durante evento na Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (19).

Para o presidente da Datagro, Plínio Nastari, a mudança reflete a maior remuneração do biocombustível. "Atualmente, o preço do açúcar oscila em torno de 16,70 centavos de dólar por libra-peso no mercado internacional, enquanto o etanol anidro (misturado à gasolina) chega a valer o equivalente a 20,17 centavos de dólar", afirma Nastari.

Ainda de acordo com a Consultoria, 62% dos postos de combustível de São Paulo indicam um aumento de saída de etanol hidratado em relação à gasolina. Segundo Nastari, esses números só devem aparecer nas estatísticas da Agência Nacional de Petróleo (ANP), nos próximos meses. Para a Datagro, esse aumento no consumo deetanol hidratado se deve à transferência para o consumidor da redução dos preços ao produtor. "De fevereiro a junho, as cotações do hidratado ao produtor recuaram 13,3% diante do grande volume de cana a ser processada nesta safra 2013/14. Já os preços do mesmo produto ao consumidor caíram 4,26%, na mesma base de comparação", diz. As informações são do Valor Online e da Reuters.


Etanol: indicador diário

O indicador diário Esalq/BVMF registrou retração no preço do etanol hidratado nesta quarta-feira (19). O biocombustível foi negociado pelas usinas paulistas a R$ 1.079,00 o metro cúbico, variação negativa de 0,14% ante os R$ 1.080,50 o metro cúbico da terça-feira (18).
 

Fonte:  Greizi Ciotta Andrade da Agência UDOP de Notícias
Etanol: maior remuneração deverá elevar produção do biocombustível