Apla-Exportação de commodities do Brasil mostra força em agosto; etanol dispara
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Exportação de commodities do Brasil mostra força em agosto; etanol dispara

As exportações de importantes commodities do Brasil apresentaram força no acumulado do mês de agosto até a quarta semana, com destaque para os embarques de etanol, açúcar, café e milho, em meio a uma valorização do dólar que tende a aumentar a rentabilidade das vendas externas em reais.
De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações de etanol nos 17 dias úteis de agosto somaram 407,8 milhões de litros --o maior volume para qualquer mês neste ano--, contra 350,5 milhões de litros em todo o mês de julho e 313,9 milhões de litros em agosto de 2012.
Até o momento no ano, as exportações de etanol quase dobraram na comparação com o mesmo período de 2012.
Apesar dos preços do açúcar e do café nos menores níveis em vários anos, as exportações dessas commodities estão fortes em agosto, em meio a grandes colheitas no Brasil.
No caso do açúcar bruto, as exportações já superam 2 milhões de toneladas, ultrapassando também os embarques do mês passado e de todo o mês de agosto de 2012.
Os embarques de milho, conforme esperado, também apresentaram crescimento na média diária em relação a julho e a agosto de 2012.
O Brasil exportou 133,8 mil toneladas de milho por dia em agosto, contra 31,9 mil toneladas em julho e ante 120 mil toneladas no mesmo mês do ano passado.
Ao todo, o país já exportou 2,2 milhões de toneladas de milho, enquanto os embarques de soja também seguem elevados, superando 4 milhões de toneladas no acumulado do mês.


Fonte: Roberto Samora e Reese Ewing (Reuters) via Agência UDOP de Notícias