Apla-Maior peneira para caldo clarificado é fabricada para Guatemala
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Maior peneira para caldo clarificado é fabricada para Guatemala

Com um sistema completo para filtração do caldo clarificado, substituindo assim a filtragem estática, a maior peneira deste modelo fabricada pela empresa brasileira Equilíbrio já tem destino garantido. O equipamento será instalado no Ingenio Magdalena, planta de açúcar e etanol localizada na Cidade da Guatemala.
A maior peneira para caldo clarificado possui capacidade de 1000 a 1100 m3/h superando a anterior com 900 m3/h fornecida para a mesma planta. Segundo Priscila Fernandes, engenheira e responsável pelo departamento de comércio exterior da Equilíbrio, o equipamento foi dimensionado de acordo com o fluxo e tipo de sólido. “Esse produto também foi desenvolvido para atender a usina durante as paradas para manutenção da outra peneira instalada”, explicou.
A fabricação deste equipamento faz parte de um projeto maior para substituição de todo o sistema estático do Ingenio Magdalena pelo rotativo. De acordo com Priscila, as peneiras estáticas ainda são muito comuns em usinas fora do Brasil. “Tanto este quanto os outros modelos de peneiras rotativas são muito procurados por estas plantas que ainda utilizam filtragem estática, uma vez que nossos equipamentos são todos em aço inox e contam com sistema autolimpante, fatores que evitam a contaminação do processo, comum no sistema estático”, conta.
Outra vantagem, segundo a engenheira, é que as malhas das peneiras rotativas também são de aço inox, o que garante maior resistência e não rompem com facilidade, diferentemente das malhas das peneiras estáticas que são mais maleáveis e de fácil rompimento, reduzindo muito a durabilidade deste componente.
A previsão para o start up da maior peneira para caldo clarificado da Equilíbrio no Ingenio Magdalena está previsto para a segunda quinzena de novembro e será executado pela equipe de técnicos e engenheiros da fabricante brasileira. “Se todos os pré-requisitos estiverem em dia como a construção da base onde será colocada a peneira e os nivelamentos necessários, a instalação durará, em média, de 10 a 15 dias”, conclui Priscila.


Fonte: Site Equilíbrio