Apla-Parque Tecnológico: desenvolvimento estratégico para Piracicaba
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Parque Tecnológico: desenvolvimento estratégico para Piracicaba

Inaugurado em 21 de agosto de 2012, o Parque Tecnológico Piracicaba “Engenheiro Agrônomo Bruno Emílio Germek” (PTP) atualmente é referência para o setor sucroenergético e automobilístico e, fundamental no progresso de Piracicaba e região.
O PTP é inserido no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, regulamentado pelo Decreto Estadual 50.504, graças à convergência do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Piracicaba, com o objetivo de promover informação tecnológica, estimular a cooperação entre centros de pesquisa, universidades e empresas, além de dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais.
Construído numa área de 774.411,24 mil m², o PTP está em plena atividade e com grandes empresas em funcionamento como o caso da Hyundai Aversa, Raízen Koppert, Benri, Delta CO2, Fatec (Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo), IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) e do Núcleo do Parque Tecnológico.
Os programas de inovação tecnológica, serviços associados e empreendimentos desenvolvidos na área do PTP são voltados para diferentes tecnologias para conversão de fontes de biomassa em combustíveis renováveis - etanol, biodiesel, cogeração de energia, segunda e terceira geração de biocombustíveis e bioprodutos.


Núcleo do Parque Tecnológico: Incubadora de projetos e infraestrutura moderna


A Incubadora de Projetos é voltada para abrigar projetos de desenvolvimento institucional das empresas, por meio de um trabalho integrado entre todos os envolvidos em pesquisa e inovação que colaboram para maximizar os resultados.
O Núcleo do PTP conta com estrutura de 24 boxes, quatro células, dois laboratórios, área de convivência, auditório equipado que comporta 193 pessoas, estacionamento, três salas de reuniões, três salas de administração, biblioteca e sanitários. Além disso, a moderna infraestrutura conta com áreas para instalação de centro de pesquisas, unidades universitárias e empresas.


Raízen: Centro administrativo da maior fabricante de etanol de cana-de-açúcar está localizada no Parque Tecnológico Piracicaba


O Centro Administrativo Raízen (CAR) foi inaugurado em 2011. O empreendimento agrega áreas como Tecnologia de Informação, Infraestrutura, Recursos Humanos, Transações Financeiras, Comunicação Corporativa, Serviço ao Cliente e Diretoria de Etanol, Açúcar e Bioenergia (EAB). Diariamente, cerca de 1.200 pessoas circulam pelo edifício, entre funcionários, terceirizados e visitantes.
Criada a partir da junção de negócios de Shell e Cosan, a Raízen é hoje a quinta maior empresa em faturamento e a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, com a produção de cerca de 2 bilhões de litros do biocombustível por ano. A atuação inclui ainda a produção de 4 milhões de toneladas de açúcar e a comercialização de  1,5 milhão de MWh de energia elétrica anualmente.


Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatec) oferece cursos de Biocombustíveis, Agroindústria e Gestão Empresarial


A ação conjunta entre os governos estadual e municipal para incentivar o ensino e a pesquisa na área sucroenergética, trouxe ao Parque Tecnológico a Faculdade de Tecnologia (Fatec) – unidade Piracicaba.
Desde agosto de 2009, a Fatec ocupa novas e modernas instalações na região do Parque Tecnológico.
A Fatec é administrada pelo Centro Paula Souza, responsável por 157 escolas técnicas (Etecs) e 46 Fatecs estaduais, instaladas em 131 cidades do Estado de São Paulo.
Na unidade em Piracicaba, os mais de 800 alunos estão sendo capacitados gratuitamente em cursos técnicos de Biocombustíveis, Agroindústria e Gestão Empresarial.
A capacidade plena da Fatec é estimada em 960 alunos com cursos sendo oferecidos nos períodos da manhã, tarde e noite.


IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo): Ensino público, gratuito e de qualidade


O campus Piracicaba do IFSP, também localizado na região do Parque Tecnológico, foi inaugurado em agosto de 2009 e, como autarquia federal de ensino, oferece à população cursos técnicos gratuitos com formação em Automação Industrial Manutenção e Suporte em Informática e Mecânica.
Com 103 anos de história, em 2008, o IFSP passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e Matemática.
O IFSP é organizado em estrutura multicampi e conta com aproximadamente 22 mil alunos matriculados nos 28 campi e 20 polos de educação à distância divididos pelo estado de São Paulo.


Universidades e centros de pesquisa para o desenvolvimento do mercado sucroenergético


As universidades, institutos de pesquisa, associações e sindicatos também compõem a rede de trabalho em prol do desenvolvimento de mercado para o setor sucroenergético.
Além da Fatec e do IFSP, estão entre as parcerias com o Núcleo de Parque Tecnológic, a Esalq/Usp (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Cena/Usp (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) , Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Sebrae, Coplacana, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica, de Material Elétrico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).


Novos projetos e estrutura multifuncional


Além dos projetos já instalados e em pleno funcionamento como o Núcleo de Tecnologia, Sede da Raízen, Alphaville Residencial, Concessionária Hyundai-Aversa, Fatec, Parque Jequitibá e Villa D´Áquila Residencial, novos e modernos projetos já estão em fase de construção para consolidar a região como um dos principais polos de desenvolvimento e valorização de Piracicaba.
Os novos projetos consistem na implantação do Garden Mall, Vitória Hotel, Centro de Eventos, Escola, Residenciais e a Torre Corporativa Office Reserva Jequitibá.
Confira as principais definições dos novos projetos:
Garden Mall – área de alimentação, serviços e conveniência, com paisagismo e arquitetura diferenciados.
Vitória Hotel - o Reserva Jequitibá contará com toda a experiência e credibilidade do Vitória Hotel, que está presente em outras cidades do interior paulista sendo referência em qualidade.
O Vitória Hotel Piracicaba será preparado com ambientes de negócios, lazer e descanso, com a melhor estrutura para receber empresas e realizar convenções e todo tipo de evento corporativo e social.
Office Reserva Jequitibá – novo complexo comercial com previsão de entrega para 2015, o Office Reserva Jequitibá é um projeto completo e inovador, pensado exclusivamente para atender às necessidades de grandes empresas.
O Parque Tecnológico Piracicaba foi escolhido para a construção das duas torres comerciais, com nove andares – local considerado principal vetor de crescimento de Piracicaba, ao lado de grandes empresas e alto potencial de valorização.