Apla-Preço e volume produzido de etanol não devem ter grandes alterações na safra 2014-2015
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Preço e volume produzido de etanol não devem ter grandes alterações na safra 2014/2015

Consumo tanto de etanol como de gasolina deve continuar avançando no próximo ano

As cotações do etanol devem se manter, em 2014, próximas dos patamares observados no ano-safra atual (iniciado em abril de 2013 e com previsão de término em março/14). O cenário é reflexo das condições macroeconômicas esperadas para este ano e da manutenção da forma de intervenção governamental nos preços dos combustíveis.

O consumo tanto de etanol como de gasolina deve continuar avançando no próximo ano, diante do aumento da frota de veículos. Vale ressaltar que uma maior demanda de hidratado, porém, está condicionada à relação favorável de seu preço relativamente ao da gasolina C. Para o anidro, como grande parte do volume comercializado ocorre por meio de contratos, nos quais os preços são definidos com base nos do hidratado (mais prêmio pelo diferencial de qualidade), os valores também deverão estar atrelados aos da gasolina.

Do lado da oferta, as estimativas ainda são poucas, mas projeções apontam que a quantidade de cana-de-açúcar processada na safra 2014/15, na região Centro Sul, seja semelhante à da temporada atual (2013/14), de 587,9 milhões de toneladas – dados da Unica até a primeira quinzena de dezembro.

 

Fonte: Ruralbr Agricultura