Apla-Programa de Controle Biológico
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Programa de Controle Biológico

Cana-de-açúcar desenvolve o maior Programa de Controle Biológico do mundo

Hoje o Brasil, no que se refere ao controle biológico de insetos-praga da cana-de-açúcar, tem o maior programa de controle biológico do mundo. São mais de 3 milhões de hectares onde se utiliza inimigos naturais (Cotesia flavipes e Trichogramma galloi) para o controle da broca-da-cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis) e inseticidas à base de Metarhizium anisopliae para o controle da cigarrinha-da-raiz (Mahanarva fimbriolata). Isto permite que inseticidas só sejam usados quando realmente necessários. 
 
Jaime Finguerut, assessor técnico da presidência do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), salienta que o controle biológico de pragas é uma solução excelente e sustentável embora, não o seja para todos os locais, climas, variedades de cana e tipos de pragas.
 
“Com o lançamento das variedades resistentes à broca-de-cana, que o CTC fará até 2017, prevemos que tanto a produtividade aumentará como o uso de produtos químicos diminuirá correspondentemente ao aumento da área plantada com estas novas variedades. Técnicas modernas de monitoramento e detecção rápida de infestação com o uso, por exemplo, de análise de imagens, também começam a ser aplicadas e irão aumentar ainda a mais a eficiência do controle”, diz Finguerut. 
 
A eficiência do controle biológico, aliado ao uso de variedades de cana mais resistentes a pragas e doenças, possibilita à cana-de-açúcar bem menos aplicações de agroquímicos em relação a outras culturas agrícolas. Considerando o consumo de defensivos pelas principais culturas por kg de ingrediente ativo, a cana é apenas a 13ª cultura que mais utiliza estes produtos no seu cultivo, segundo dados da Esalq, de 2011. Neste levantamento, está bem atrás da maçã, da batata inglesa e do tomate, que ocupam as primeiras posições, e ainda da soja (9ª cultura no ranking) e do café (10ª) e perto do milho (14ª) e do arroz (17ª).
 
Fonte: CanaOnline