Apla-Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution

O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, ampliação de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados. Além de possuir um expressivo número de plantas processadoras de cana, respondendo por um percentual significativo da produção do setor. 

A Visão do projeto é "Ser reconhecido como referência mundial em desenvolvimento e na aplicação de tecnologia em bioenergia”, e tem a Missão de  “Fomentar e facilitar a interação dos integrantes do projeto, de forma organizada e estruturada, gerando maior valor às cadeias produtivas de bioenergia e seus parceiros e contribuindo para o desenvolvimento sustentável”.

Dentre as diversas competências ligadas ao projeto, estão a produção, comercialização, instalação e manutenção de unidades industriais completas, de máquinas e equipamentos para a geração de biocombustíveis. Além disso, o projeto oferece PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e serviços complementares no setor de combustíveis renováveis, geração e transferência de tecnologias agrícolas para a produção de matéria-prima para combustíveis renováveis, tecnologia e produção de álcool, biodiesel e cogeração de energia.

Aumentar o faturamento real dos integrantes do projeto, atrair oportunidades de negócio para o Brasil, maximizar a vantagem competitiva para as empresas brasileiras, fortalecer a geração de PD&I e sua aplicação no setor, promover produtos, serviços, tecnologias nos mercados externos, e desenvolver parcerias estratégicas com instituições nacionais e internacionais em sintonia com as demandas do mercado, são alguns dos objetivos do Projeto Sugarcane Bioenergy Solution.

 

 

Ações e Convênios

Diversas ações e convênios são aplicados no projeto. Entre os destaques, o Projeto de Promoção Comercial de Exportações dos Equipamentos, Produtos e Serviços das Empresas do Setor Sucroalcooleiro que, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realiza rodadas de negócios em diversos países e participações em feiras do setor.

No Projeto Comprador e Imagem, o Apla e a Apex-Brasil organizam receptivo de interessados no mercado sucroalcooleiro nacional, fomentando e ampliando o comércio exterior.

Organiza e realiza o Tour do Etanol que consiste em visitas guiadas à cadeia produtiva do setor para receber delegações empresariais, políticas, de ensino e pesquisa para conhecer as tecnologias, máquinas, equipamentos e serviços brasileiros.

O Projeto também firmou convênio com governo e universidades de diversos países como Colômbia, Indonésia, Peru e Sudão.

A ideia é oferecer soluções completas à indústria sucroenergética brasileira e mundial no processamento da cana-de-açúcar para a produção de açúcar, combustíveis renováveis (etanol, biodiesel, biomassa, bioeletricidade) e outros coprodutos.