Apla-Projeto Brazil Sugarcane fomenta negócios com setor em Cuba
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Projeto Brazil Sugarcane fomenta negócios com setor em Cuba

De 8 a 10 de abril, representantes do setor sucroenergético de Cuba se reuniram com empresários do setor brasileiro em Havana, Cuba.

 
A missão comercial realizada pelo Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution foi organizada pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A ação contou com suporte do escritório da agência em Havana.
 
Na abertura do evento, os empresários brasileiros e os compradores cubanos receberam as boas-vindas do diretor de Relações Internacionais da AZCUBA, Rafael Rivacoba.
 
A ação teve o objetivo de promover os produtos, a tecnologia, a inovação e os equipamentos brasileiros para o setor açucareiro cubano.
 
Na oportunidade, oito empresas brasileiras tiveram a chance de apresentar seus produtos às instituições que coordenam o setor sucroenergético de Cuba. Participaram da missão as instituições cubanas, Tranzmec, Iprovaz, Zeti, ICIDCA, AZUMAT, Azuimport, Azutecnia, AZCUBA e Zerus SA.
 
Durante a missão, foram realizados 30 contatos comerciais, US$ 250 mil em negócios realizados e cerca de US$ 129 milhões em expectativa de negócios para os próximos 12 meses.
 
No evento, o diretor executivo do Apla, Flavio Castelar, reuniu-se com representantes da ICIDCA e AZCUBA, quando foi discutida a possibilidade de acordos de cooperação. Segundo ele, Cuba está trabalhando para a revitalização do setor açucareiro. “O Brasil tem grandes chances de inserir seus produtos e serviços no mercado cubano, através de nossas missões prospectivas e encontros com importantes instituições do setor, notamos esta real abertura de mercado”.
 
O acordo bilateral entre Brasil e Cuba para o fomento e promoção comercial de produtos e serviços da cadeia produtiva da cana-de-açúcar quando assinado, deverá futuramente abrir novas possibilidades e facilidades comerciais entre os países. 
 
 
Sobre o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution
 
Em dezembro de 2006, o Apla e a Apex-Brasil iniciaram o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution - parceria para promoção das tecnologias, máquinas, equipamentos e serviços para produção de bioenergia em diversos continentes visando à expansão do comércio de toda a cadeia produtiva do setor sucroenergético.
 
Através dessa parceria, foi implantado um planejamento estratégico que resultou em diversas ações, estudos de mercado, análise da competitividade, mapeamento de novos projetos, participações em palestras, conferências, feiras, congressos, visitas e rodadas de negócios - conjunto de ações determinantes para o considerável crescimento na geração de negócios internacionais relacionados ao setor da cana-de-açúcar. 
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, desenvolvimento de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados. Além de possuir um expressivo número de plantas processadoras de cana, respondendo por um percentual significativo da produção do setor. 
 
Aumentar o faturamento real dos integrantes do projeto, atrair oportunidades de negócios para o Brasil, maximizar a vantagem competitiva para as empresas brasileiras, fortalecer a geração de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e sua aplicação no setor, promover produtos, serviços, tecnologias nos mercados externos, e desenvolver parcerias estratégicas com instituições nacionais e internacionais em sintonia com as demandas do mercado, são alguns dos objetivos do Projeto Sugarcane Bioenergy Solution.
 
Fotos: Raúl Abreu
 
 
Fickr com a cobertura de fotos do evento: http://goo.gl/yZLhbe
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br