Apla-Raízen defende ‘política de combustível responsável’
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Raízen defende ‘política de combustível responsável’

O presidente da Raízen Energia, joint venture entre a Cosan e a Shell, Vasco Dias, disse nesta terça-feira, 24, que o setor de etanol superará as dificuldades e voltará a crescer com mais vigor se o governo criar ´uma política de combustíveis responsável´. ´Os subsídios precisam ser retirados, e o preço da gasolina tem de flutuar conforme o mercado internacional´, disse durante evento com analistas e investidores em São Paulo. ´Um aumento de 8% a 9% no preço da gasolina seria o minimamente aceitável para restabelecer a rentabilidade do setor.´
Segundo ele, a Raízen Energia tem procurado diversificar as fontes de renda, indo além do etanol produzido a partir de cana-de-açúcar. Dias fez referência à produção de energia elétrica por meio de cogeração e também à fabricação de etanol celulósico (de segunda geração), que será implantada em escala comercial na Usina Costa Pinto, em Piracicaba (SP).

Conveniência

Mesmo após o encerramento das negociações com a Internacional Meal Company (IMC), a Raízen mantém a meta de abrir 1.500 lojas de conveniência até o final de 2016. De acordo com Vasco Dias, o objetivo é aumentar a oferta principalmente em postos localizados em rodovias. ´Isso pode ser feito de forma independente ou ainda através de uma parceria, estamos estudando´, afirmou. Até o próximo ano, a expectativa da Raízen é abrir ao menos 960 lojas, com faturamento mensal de R$ 150 mil.

Fonte: Agência Estado via Portal BioCana