Apla-Representação na gestão das águas
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Representação na gestão das águas

 

O último mês de março pode ser considerado o Mês Da Água devido sua importância para as questões hídricas. Além de celebrar o Dia Mundial da Água (22), também marcou o encerramento das eleições para a renovação dos membros dos Comitês de Bacia do Estado de São Paulo.
 
São 22 Comitês com participação tripartite do Estado, dos Municípios e das Organizações Civis, com a missão de gestão das águas de domínio estadual. As eleições ocorrem a cada dois anos.
 
No âmbito do Estado são 15 Comitês com características canavieiras, ou seja, onde estão instaladas as unidades da agroindústria sucroenergética. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e os Sindicatos de Açúcar e de Álcool (SIAESP e SIFAESP) participaram das eleições nestes comitês e conquistaram vagas em 14 deles, como titular, suplente e como membro em Câmaras Técnicas.
 
Com esta participação, representando uma parcela significativa dos usuários industriais de água, o setor da cana demonstra quanto é importante a gestão descentralizada do recurso e a participação da sociedade civil nas tomadas de decisão, principalmente diante dos problemas de escassez que vem ocorrendo ultimamente.
 
 
A UNICA também é membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, cuja representação é exercida pelo seu consultor Ambiental e de Recursos Hídricos, André Elia Neto, que argumenta: “É fundamental a participação do setor nestes Comitês, principalmente com os autores locais, as associadas da UNICA nas diversas regiões, que poderão discutir problemas e soluções no contexto das suas Bacias Hidrográficas, como também o alinhamento da gestão com os demais usuários de água”.
 
A entidade também representa o interesse da cadeia produtiva canavieira no Comitê Estadual de Recursos Hídricos no Estado de São Paulo (CRH-SP) e em outros importantes Comitês de Bacias, como o CBH-PARDO, CBH-PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), CBH-SMG (Sapucaí Mirim-Grande), CBH-MOGI (Mogi Guaçu), CBH-SMT (Sorocaba- Médio Tietê), CBH-BPG (Baixo Pardo-Grande), CBH-TJ (Tiete-Jacaré), CBH-ALPA (Alto Paranapanema), CBH-TG (Turvo-Grande), CBH-TB (Tiete-Batalha), CBH-MP (Médio Paranapanema), CBH-SJD (São José dos Dourados), CBH-BT (Baixo Tiete) e o CBH-AP (Aguapeí-Peixe).
 
Além disto, a UNICA tem representação em dois Comitês de Bacia Federal: o CBH Rio Grande, que reúne representantes da União e dos Estados de São Paulo e Minas Gerais e o CBH do Paranapanema que faz divisa com o Estado do Paraná.
 
Fonte: Única