Apla-Safra de açúcar bate recorde e deve chegar a 38,7 milhões de toneladas
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Safra de açúcar bate recorde e deve chegar a 38,7 milhões de toneladas

O clima corre normal nas áreas canavieiras da região centro-sul. Chove acima da média, embora essa chuva se distribua de forma irregular pelos Estados produtores da região.
 
A avaliação é do Julio Maria Borges, da consultoria JOB Economia e Planejamento. Diante desse cenário, ele acredita que a moagem de cana fique em 632 milhões de toneladas na safra 2016/17 na região centro-sul, somando 685 milhões em todo o Brasil.
 
Com isso, a produção de açúcar deverá atingir o patamar recorde de 35 milhões de toneladas no centro-sul, subindo para 38,7 milhões quando os Estados do Norte e do Nordeste são incluídos nessa conta.
 
Com o avanço da produção, o centro-sul fará exportações recordes de 25,1 milhões de toneladas de açúcar, ante 23 milhões na safra anterior.
 
O consumo de etanol como combustível cai para 28 bilhões de litros no país. Deste volume, 23,6 bilhões serão na região centro-sul.
 
Já as importações crescem e devem atingir 1,1 bilhão de litros na safra 2016/17. Boa parte desse produto importado deverá ir para o Nordeste, que terá oferta menor de produto do centro-sul nesta safra.
 
Safra açucareira 
 
A opção maior das usinas pela produção de açúcar é apontada nos dados mais recentes divulgados pela Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) sobre o setor.
 
Pelo menos 46% da cana moída até o final da primeira quinzena deste mês foi destinada à produção de açúcar. No ano passado, o percentual era de 41,6%.
 
O açúcar, com oferta mundial de produto abaixo da demanda, é mais rentável para a indústria. Os preços atuais superam em 100% os de há um ano na Bolsa de commodities de Nova York.
 
Etanol 
 
A produção total de álcool está estável nesta safra, em 18 bilhões de litros. Cresce a de anidro, que foi a 7,4 bilhões —12% mais ante igual período da safra anterior—, mas cai a de hidratado, que está em 10,6 bilhões —7% menos.
 
Fonte: Folha de S.Paulo via Revista Canavieiros