Apla-Seminário discute importância do agronegócio na economia
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Seminário discute importância do agronegócio na economia

O cenário do agronegócio e a importância do setor para a economia brasileira são temas de seminário no dia 5 de julho na Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo). O evento é gratuito e deve atrair cerca de 500 participantes.

O seminário discutirá desde o plantio e insumos até a infraestrutura e o escoamento da produção agrícola brasileira.

Serão abordadas as principais culturas do país, com destaque para a cana-de-açúcar, a citricultura e milho, além da agropecuária (gado de corte e de leite), algumas das mais expressivas na região, pontuou José Otávio Menten, coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Esalq/USP e também coordenador do evento.

“O seminário irá mostrar o que é o agronegócio e a sua representatividade na economia brasileira, desde o ‘antes da porteira’, discutindo os insumos e maquinários, passando pela produção animal e vegetal, até o armazenamento e escoamento da produção. O intuito é mostrar um cenário geral da cadeia produtiva e como está a situação das nossas principais culturas atualmente”, disse.

O coordenador ressaltou que o Brasil é um país com vocação agrícola e que o setor tem uma importância ímpar para o país, tendo garantido o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro nos últimos tempos.

Ele lembrou ainda que o Brasil é hoje um dos maiores exportadores de alimentos, líder de exportação em diversos gêneros agrícolas, e que deve ter a produção ampliada em 40% até 2020 e em mais 70% até 2050.

Para o coordenador, a sociedade ainda discute pouco os assuntos ligados ao agronegócio e o seminário é uma ótima oportunidade.

“As novas gerações têm poucas raízes rurais e esta é uma oportunidade para conhecer o que é o agronegócio, qual sua importância, e ter uma opinião mais abalizada sobre o tema.”

Hoje a sociedade brasileira é concentrada nos centros urbanos, com cerca de 85% da população vivendo na cidade. Em Piracicaba esse número é ainda maior, chega a ultrapassar 90%, conforme Menten.

O seminário tem início às 8h com inscrição dos interessados. Em seguida, por volta das 8h30, será feita a abertura do evento, com posterior palestra do exministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Serão também realizados debates com representantes de diversos setores econômicos de Piracicaba e aberta palavra para os participantes do evento. O encerramento será feito pelo deputado federal e professor Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB).


Fonte: Jornal de Piracicaba