Apla-Toyota promete lançar carro híbrido que usa etanol no Brasil
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Toyota promete lançar carro híbrido que usa etanol no Brasil

O presidente da Toyota na América Latina e Caribe, Steve St. Angelo, confirmou nesta terça-feira (24) que pretende lançar no Brasil um carro híbrido que também aceita etanol.
 
Os híbridos aliam diferentes tipos de propulsão, por exemplo, um motor elétrico e outro a combustão, que podem trabalhar juntos ou separados para reduzir o consumo de combustível.
 
A Toyota atualmente vende um modelo híbrido que usa gasolina, o Prius (R$ 126.600), mas segundo St. Angelo, ele não será o primeiro a ser "flex". O executivo não deu pistas sobre qual modelo será.
 
Os primeiros testes, no entanto, devem ser feitos em um protótipo do Prius, segundo Ricardo Bastos, diretor de relações institucionais da Toyota.
 
Além do Prius, os demais híbridos disponíveis no Brasil só podem rodar com gasolina, já que são todos importados. A indústria da cana-de-açúcar no Brasil (Unica) deve ser uma parceira no desenvolvimento da tecnologia.
 
Solução alternativa
 
A confirmação aponta que as montadoras instaladas no Brasil querem usar o etanol, em vez de carro elétrico, para cumprir possíveis metas de eficiência e reduzir as emissões de poluentes na atmosfera.
 
A também japonesa Nissan espera lançar em 2020 no Brasil uma outra tecnologia, chamada de Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC, em inglês), que transforma o etanol em energia elétrica para as baterias.
 
Fonte: Portal G1 via Cana Online