Apla-Vendas de etanol atingem 2,01 bilhões de litros em novembro
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Vendas de etanol atingem 2,01 bilhões de litros em novembro

As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul em novembro somaram 2,01 bilhões de litros, sendo 106,23 milhões de litros destinados ao mercado externo e 1,90 bilhão de litros ao mercado interno (alta de 13,24% em relação ao volume vendido em novembro de 2012), informou há pouco a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).
No mercado doméstico, o volume comercializado de etanol anidro totalizou 756,80 milhões de litros, ante 601,20 milhões de litros registrados no mesmo mês do último ano. Já as vendas internas de etanol hidratado alcançaram 1,15 bilhão de litros, crescimento de 6,20% sobre o valor apurado no mesmo período de 2012 (1,08 bilhão de litros).

Para o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, ´o volume comercializado pelas unidades produtoras em novembro foi expressivo, mostrando que existe potencial de demanda pelo produto´. Esse ritmo de consumo e a queda na produção devido ao encerramento de safra se refletiu em preços mais elevados para o etanol nas últimas semanas, movimento que é natural de mercado e ocorre todos ao anos, acrescentou ele.
No acumulado desde o início de abril até 1º de dezembro, o montante de etanol comercializado pelas unidades do Centro-Sul atingiu 17,47 bilhões de litros, contra 15,00 bilhões de litros no mesmo período de 2012 (expressivo aumento de 16,51%). Nesse período, as exportações responderam por 2,24 bilhões de litros, enquanto as vendas domésticas apresentaram uma elevação de 23,94% no comparativo com o ano anterior, totalizando 15,23 bilhões de litros neste ano frente a 12,29 bilhões registrados em 2012.
Padua diz que nesta safra as unidades produtoras priorizaram a produção de etanol, apesar do aumento da moagem´. ´Não houve nenhum incremento na fabricação de açúcar e o crescimento no volume de etanol produzido deve superar 20% no comparativo com 2012´, prevê.
Esse aumento na produção de etanol e a retração de quase 20% nas exportações do produto promoveram um incremento em torno de 5 bilhões de litros na oferta de etanol para o mercado interno. ´O estoque disponível hoje nas unidades produtoras é suficiente para atender a demanda nos próximos meses nos mesmos patamares observados na última entressafra´, concluiu Padua.

 

Fonte: Agência Estado via Agência UDOP de Notícias