Apla e Atepi assinam Acordo de Cooperação
Entidades vão implantar o Projeto Cidades Digitais no Parque Tecnológico de Piracicaba
O Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e a Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e região (Atepi) assinaram Acordo de Cooperação no dia 5 de junho, no Parque Tecnológico de Piracicaba “Engenheiro Agrônomo Bruno Emílio Germek” (PTP).
O objetivo do acordo é a estruturação do Projeto Cidades Digitais, que tem a intenção de buscar benefícios para os cidadãos por meio de ações para a utilização de modernos sistemas de gerenciamento de informação. “O projeto Cidades Digitais vai permitir criar um ambiente organizado e estruturado na cidade voltado à Tecnologia da Informação e Comunicação”, explicou o presidente da Atepi, Vitor Pires Vencovsky.
A Atepi vai instalar estrutura em uma das células do PTP para que o projeto seja executado. O espaço será idealizado conforme o guia da IBM, precursora do Projeto Cidades Digitais nas principais cidades do mundo.
“Haverá uma integração do ecossistema da cidade envolvendo o público e o privado, com oportunidades de engajamento com todos os setores que envolvem tecnologia”, ressalta Vitor.
O presidente do Apla, José Coral destaca que a instalação do projeto vem somar com o DNA de inovação do Parque Tecnológico. “Essa integração digital proposta pelo projeto vai contribuir com o surgimento de novos negócios de todos os setores e ainda, é uma oportunidade para empreendedores compartilharem, interagirem com os cidadãos, governo e empresas”, disse.
Esse ecossistema digital poderá funcionar com a participação do governo, população, empreendedores, startups, incubadores, desenvolvedores, investidores e aceleradoras. A previsão é que no fim deste ano, o projeto já esteja em funcionamento.
O que é Cidade Digital?
Cidade Digital é um termo utilizado para municipalidades que executam iniciativas que visem diminuir as distâncias entre cidadãos, governos e instituições através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Uma Cidade Digital tem por princípio a aplicação das TICs, buscando benefícios para o município e seus cidadãos, desde ações para a democratização do acesso à internet até a utilização dos mais modernos sistemas de gerenciamento de informações.