Apla visita unidade do IAC na Bahia
Nos dias 18 e 19 de maio, o Arranjo Produtivo Local do Alcool (Apla) participou de visita à Estação de Hibridação do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) instalada no município de Uruçuca, Bahia.
Na ocasião, o diretor executivo do Apla, Flavio Castelar foi recebido pelos pesquisador Mauro Alexandre Xavier e pelo diretor do Centro de Cana do IAC, Marcos Landell, onde visitaram os ambientes de produção que envolve melhoramento genético, manejo de plantas e experimentos da cana-de-açúcar.
A unidade faz parte do Programa Cana do instituto e, a expectativa dos pesquisadores é realizar cerca de 600 cruzamentos de cana-de-açúcar que poderão originar novas variedades de cana-de-açúcar em 2024/2025.
“A estação de hibridação é o local que possibilita a etapa inicial, hibridação dentro do processo de desenvolvimento de uma nova cultivar. Na estação do Programa Cana IAC é realizado a etapa básica do melhoramento da cana para a indústria tradicional e também o chamado melhoramento para a cana energia. Essa atividade permite inúmeros desdobramentos que efetivam o processo de seleção e caracterização das futuras variedades de cana do Instituto Agronômico”, disse o pesquisador Mauro Xavier.
Parceiros há muitos anos, o Apla e o IAC apostam em inovação e tecnologia canavieira e, juntos levam as novidades sobre os melhoramentos da cana para o exterior. No ano passado, o Apla levou grupo de estrangeiros para conhecer a unidade da instituição em Ribeirão Preto. “Há anos temos essa parceria e, dentro do possível, levamos os produtores e potenciais compradores estrangeiros para conhecer as instalações do IAC, bem como, em nossas missões comerciais, sempre convidamos pesquisadores para proferirem palestras técnicas fora do Brasil”, disse Flavio Castelar.
O programa gera também eficientes pacotes tecnológicos, que tem levado a competitividade da canavicultura paulista a outros Estados brasileiros e ao exterior (México, países da América Central e Continente Africano).
Na visita ao IAC na Bahia, também participaram representantes e especialistas do setor sucroenergético da Bunge, Raízen, Usina Ferrari, Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Catanduva e outras associações.
Na próxima missão comercial do Apla, que será realizada no início de junho, o pesquisador Marcos Landell será um dos palestrantes do evento.
Fotos: Divulgação