Balcão de negócios da Coplacana estima movimentar R$ 40 milhões
A Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo) promove, de terça-feira (11/08) até sábado (15/08), uma nova edição de seu tradicional Balcão de Negócios.
O evento, que oferece melhores condições a agricultores na aquisição de defensivos, fertilizantes, sementes, máquinas e outros insumos, acontece simultaneamente em todas as filiais da cooperativa, com expectativa de movimentar até R$ 40 milhões em negócios.
Durante os cinco dias de realização do Balcão, os cooperados terão acesso a itens de 40 diferentes fornecedores, com preços diferenciados em razão do volume de negociações previsto.
Serão oferecidos produtos tanto para a lavoura de cana-de-açúcar, foco da cooperativa, quanto para outras culturas, como soja e milho.
“É uma semana em que provocaremos as empresas a oferecer preços menores e condições melhores aos produtores.”, disse Marcos Farhat (foto), engenheiro agrônomo e gerente de relacionamento comercial da Coplacana.
De acordo com ele, mesmo diante da situação de dificuldade da economia, a estimativa é de que o Balcão feche com resultados acima das expectativas de mercado, repetindo números já alcançados em edições anteriores.
O gerente lembrou que houve encarecimento de muitos insumos nos últimos meses, parte deles devido a reflexos da majoração do dólar, já que são cotados com base na moeda norte-americana, o que também puxa para cima a estimativa de movimentação do negócio.
Farhat comentou que, apesar de não haver um índice médio de descontos, “é certo que o produtor conseguirá economizar” durante o evento.
“O agricultor está fazendo mais as contas, está pondo mais na ponta do lápis seus custos, talvez esteja comprando os insumos mais aos poucos, mas quer otimizar produção e diminuir os custos. O evento é uma oportunidade para que ele consiga esses preços menores e uma boa negociação”, informou.
O gerente ressaltou a importância da cooperativa na realização de ações do tipo, reforçando o auxílio à produção agrícola, e comentou que, além das vantagens competitivas na negociação dos insumos, o produtor também tem acesso a outros serviços e produtos — entre eles, a cooperativa de crédito Sicoob Cocre. Além de Piracicaba, participam do evento outras 16 filiais da cooperativa no Estado de São Paulo, duas em Goiás, uma em Minas Gerais e uma no Mato Grosso do Sul.
O Balcão de Negócios acontece das 7h30 às 17h entre terça e sextafeira, e, no sábado, das 7h30 até as 12h, na sede da Coplacana.
O endereço é avenida Comendador Luciano Guidotti, 1.937, Jardim Caxambu.
Fonte: Jornal de Piracicaba