O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Orlando Leite Ribeiro, afirmou que o Brasil poderá zerar a tarifa sobre a importação de etanol americano se os Estados Unidos concordarem em isentar de taxas o açúcar brasileiro. É o que pedem as usinas sucroalcooleiras desde o reinício das discussões sobre a questão, por pressão do presidente Donald Trump.
"Não podemos falar de reciprocidade apenas em setores que interessam a um dos lados. Nesse sentido, o Brasil está disposto a conceder tarifa zero para a importação de etanol dos EUA, desde que eles estejam dispostos a conceder o mesmo tratamento para o açúcar brasileiro", afirmou Ribeiro ao jornal "O Estado de São Paulo".
Vale lembrar que nos Estados Unidos a produção de etanol tem como matéria-prima o milho, enquanto no Brasil açúcar e etanol são fabricados sobretudo a partir da cana, embora seja crescente a oferta nacional de etanol de milho. No fim de agosto acaba o prazo para que os EUA possam vender até 750 milhões de litros por ano de etanol para o Brasil sem tarifa. A tarifa extra-cota é de 20%.
Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA
Via Portal Udop