Apla-Brasil poderá zerar tarifa de etanol americano se EUA isentarem açúcar brasileiro, diz ministério
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Brasil poderá zerar tarifa de etanol americano se EUA isentarem açúcar brasileiro, diz ministério

O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Orlando Leite Ribeiro, afirmou que o Brasil poderá zerar a tarifa sobre a importação de etanol americano se os Estados Unidos concordarem em isentar de taxas o açúcar brasileiro. É o que pedem as usinas sucroalcooleiras desde o reinício das discussões sobre a questão, por pressão do presidente Donald Trump.

"Não podemos falar de reciprocidade apenas em setores que interessam a um dos lados. Nesse sentido, o Brasil está disposto a conceder tarifa zero para a importação de etanol dos EUA, desde que eles estejam dispostos a conceder o mesmo tratamento para o açúcar brasileiro", afirmou Ribeiro ao jornal "O Estado de São Paulo".

Vale lembrar que nos Estados Unidos a produção de etanol tem como matéria-prima o milho, enquanto no Brasil açúcar e etanol são fabricados sobretudo a partir da cana, embora seja crescente a oferta nacional de etanol de milho. No fim de agosto acaba o prazo para que os EUA possam vender até 750 milhões de litros por ano de etanol para o Brasil sem tarifa. A tarifa extra-cota é de 20%.

 

Fonte: Valor Econômico

Texto extraído do boletim SCA

Via Portal Udop