Brazil Sugarcane gera USD 71 mi em expectativas de negócios
Esse é o resultado da participação na Fenasucro & Agrocana 2018
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, parceria entre o Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) trouxe delegações internacionais para o espaço de negócios na 26ª Fenasucro & Agrocana - Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética, realizada de 21 a 24 de agosto, em Sertãozinho, São Paulo.
As rodadas de negócios internacionais contaram com a participação de 60 empresas brasileiras vendedoras e 20 convidados estrangeiros vindos da África do Sul, Argentina, Belize, Bolívia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala e Peru. Durante os quatro dias de evento, foram registrados cerca de USD 71 milhões em expectativas de negócios, que podem ser efetivados nos próximos 12 meses.
Nos quatro dias de evento, foram geradas oficialmente 616 reuniões para promoção de toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar brasileira. “Os resultados das rodadas foram excelentes. Além da expectativa de negócios para os próximos 12 meses, um dos compradores adiantou as negociações visando investimentos para 2019-2020, que podem gerar oportunidades de US$ 30 milhões adicionais aos resultados apresentados. Ações como essa que realizamos na Fenasucro têm a finalidade de aumentar os destinos da exportação brasileira, ampliar mercado externo e construir relacionamento com potenciais clientes”, explicou o diretor-executivo do Apla, Flavio Castellari.
O gerente industrial da Usina Pantaleon, Victor Fidel Alvarado Ruiz, participou pela primeira vez das rodadas de negócios do Projeto Brazil Sugarcane. “Produzimos açúcar, etanol, energia e mel de alta pureza e já trabalhamos com tecnologia brasileira, mas o potencial do projeto é muito alto e pode aumentar a presença de tecnologia brasileira na Guatemala”, afirmou.
“Possuimos cinco engenhos de cana-de-açúcar, uma refinaria, duas destilarias e uma planta de produção de melaço e estamos presentes em vários países, como: Moçambique, Zâmbia, Tanzânia, Suazilândia e Malawi. É a primeira vez que venho nessas rodadas de negócios e gostei muito, pois conheci muitas inovações interessantes que podem ser implantadas na Illovo Sugar, que ainda não possui tecnologia brasileira”, contou Ashveer Raghunandan, chefe de processo e tecnologia da empresa sediada em Durban, na África do Sul.
Este ano o estande do projeto contou com a presença do Banco do Brasil e disponibilizou salas para a equipe do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para dar apoio e realizar atendimento exclusivo aos fornecedores brasileiros e aos compradores estrangeiros.
Sobre o projeto
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, ampliação de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados.
Diversas ações e convênios são aplicados no projeto. Entre os destaques, o Projeto de Promoção Comercial de Exportações dos Equipamentos, Produtos e Serviços das Empresas do Setor Sucroalcooleiro que, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realiza rodadas de negócios em diversos países e participações em feiras do setor. No Projeto Comprador e Imagem, o Apla e a Apex-Brasil organizam receptivo de interessados no mercado sucroalcooleiro nacional, fomentando e ampliando o comércio exterior.
Cobertura de fotos:
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)
Telefone: (19) 2534-9503 / 99706-7630