Conheça alguns benefÃcios do transporte ferroviário, já usado com êxito pelo setor
O governo federal anunciou ontem, 9 de junho, um programa de investimento em logística que prevê investimentos de R$ 198,4 bilhões nos próximos anos. O pacote contempla vários modais, como ferrovias, portos, rodovias, aeroportos.
"Com uma melhor infraestrutura, nós vamos poder atender melhor o setor agropecuário, poderemos escoar mais rapidamente a produção do Brasil. A redução dos custos beneficiará em muito a indústria, reduzindo custos de importação e exportação, promovendo maior integração entre as cadeias globais de valores.
Também vamos atender ao aumento do volume de viagens do Brasil, proporcionando melhores serviços", disse o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.
No pacote, o modal que tem mais investimentos projetados é o ferroviário: R$ 86,4 bilhões. Será que agora de fato este meio de transporte será priorizado? É difícil prever, mas o que se sabe é que a ferrovia já tinha grande foco em outros programas de investimentos logísticos, mas pouco se concretizou. Na primeira fase do programa de investimento logístico, anunciada em 2012, o governo havia prometido a construção de 10 mil quilômetros de novas ferrovias, mas nenhum trecho chegou a sair do papel até hoje.
O fato de o sistema ferroviário não ter a prioridade que merece, tanto o país como os diferentes setores produtivos perdem muito com isso. Exemplo dos ganhos possibilitados pelo transporte ferroviário vem do setor sucroenergético. Vale citar três grandes players que apostam com êxito no modal ferroviário: a Raízen, a Copersucar e a São Martinho, que utilizam dos trilhos para escoar a produção. Com os investimentos nesse modal, o transporte de açúcar e etanol ganhou em eficiência e aumento de capacidade.
Para executivos destas companhias, o Brasil precisa vencer a barreira da alimentação logística para aumentar a competitividade de seus produtos, permitindo um escoamento mais rápido e econômico, o que a ferrovia cumpre muito bem.
Vale destacar algumas vantagens do modal ferroviário:
• Possui grande capacidade de transporte, dependendo das características técnicas de vias, veículos e terminais;
• Tem um custo operacional baixo em relação ao peso total transportado, devido ao fato de ser econômico energeticamente;
• Tem como ponto a favor a segurança, que é controlada rigidamente devido à existência de esquemas de controle operacional;
• Além dos ganhos financeiros, a natureza também lucra com o uso das ferrovias para o transporte de cargas. Para se ter uma ideia, um trem de carga com 100 vagões tira das estradas cerca de 357 caminhões. O que significa menos poluição e menos acidentes.
Como desvantagens deste modal, vale citar as seguintes:
• Os investimentos em infraestrutura são elevados, devido à necessidade de grande resistência e qualidade da via permanente. Além disso, as vias-férreas têm de ser implantadas totalmente, não podendo ser construídas por etapas;
• A flexibilidade de rotas e horários é muito pequena, e há também pouca disponibilidade de malhas ferroviárias no país;
• Não possui como vantagem o transporte porta-a-porta, pela dificuldade de parar um comboio em qualquer lugar da via-férrea.
Fonte: CanaOnline