Apla-COP21 dá esperanças para um mundo com menos poluição
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

COP21 dá esperanças para um mundo com menos poluição

A Conferência do Clima que aconteceu no final de 2015 em Paris foi considerada por diversos pesquisadores do meio ambiente como um verdadeiro sucesso. A COP21, como foi chamada, rompeu uma trava que impossibilitava a evolução do regime internacional sobre as mudanças climáticas. 
 
Em duas semanas as negociações fluíram para que houvesse um acordo entre todos os países em prol do meio ambiente. Cerca de 160 países encaminharam suas metas nacionais para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.
 
As negociações partiram do resultado obtido da Convenção- Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças climáticas aprovada em 1994, do Protocolo de Quioto, que por sua vez entrou em vigor em 2005 e da Emenda Doba ao Protocolo que foi aprovada em 2013. 
 
Apesar de algumas críticas, o acordo estabelecido em Paris teve como objetivo principal facilitar o entendimento entre as organizações mundiais e promover a cooperação entre eles, de modo que os compromissos firmados por todos tente estabilizar o sistema climático global. 
 
Muitos compromissos foram firmado pelos líderes mundial quanto ao apoio ao uso de fontes limpas e renováveis para geração de energia. Fontes como energia eólica, biomassa e solar devem ganhar muito, caso estes acordos realmente sejam cumpridos.
 
O Brasil apresentou metas audaciosas quanto ao uso de fontes renováveis a serem alcançadas até 2030. No país as fontes de energia que terão maior apoio segundo o projeto serão geração de energia com biomassa, solar e energia eólica, além de biocombustíveis, etc.
 
Durante a conferência assuntos voltados para a produção de energia renovável e a dependência de combustíveis fósseis foram bastante debatidos. O objetivo foi incentivar o uso de recursos naturais para que os efeitos retardem o aquecimento da temperatura da terra. 
 
Mesmo tendo sofrido com atentados terroristas a poucos dias, na visão de especialistas, Paris mostrou sua capacidade de reagir e afirmar que ainda possui o brilho para questões mundiais. Os resultados obtidos durante a COP21 foram vistos como bastante positivos por ambientalistas.
 
Fonte: Biomassa BR via Portal UDOP