CTC investe em projetos inovadores
O gerente de Negócios do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Virgílio Vicino, observa que durante toda sua história o CTC sempre esteve à frente de tecnologias que auxiliassem o processo produtivo e industrial da cana-de-açúcar, trazendo mais produtividade e ganhos para todo o setor Sucroenergético. “Estimamos que ao longo das últimas décadas as tecnologias desenvolvidas pelo CTC já geraram cerca de USD$ 200 bilhões ao setor.”
Na nova configuração do CTC a partir de 2013, observa Vicino, foram escolhidos projetos para desenvolvimento que pudessem realmente alavancar a rentabilidade do setor sucroenergético. Estes projetos são considerados disruptivos, pois rompem com a inércia de produtividade de vários anos do setor. Assim, todos os projetos em desenvolvimento pelo CTC têm a inovação como característica principal, e visa trazer aumento de rentabilidade ao produtor.
Entre os projetos inovadores, Vicino destaca a cana transgênica, a previsão é que o CTC lance a primeira variedade transgênica comercial de cana-de-açúcar, em 2017. O material será o CTC 20, conhecido pela alta produtividade, já modificado geneticamente com a inclusão do gene Bt. Essa variedade será altamente tolerante à broca durante todo o ciclo da cultura. A escolha por essa característica na primeira cana Bt se deve ao fato de que a broca ainda é um desafio para o setor, que contabiliza perdas de até R$ 3 bilhões por ano com o ataque da Diatréiaspp nos canaviais. Porém, a intenção do CTC é que, num futuro próximo, as variedades de cana Bt também ofereçam maior tolerância à seca, além de maiores teores de açúcar e biomassa.
Fonte: CanaOnline