A “Liga Bioenergética de Províncias Argentinas” formada por industriais e técnicos do governo argentino participou de ações organizadas pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) nos dias 18 e 19 de março.
As atividades em Piracicaba incluíram uma visita ao Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP) e nas empresas Delphi e Hyundai com o objetivo de conhecer as experiências da cidade conhecida como AgTech Valley na área de biocombustíveis e tecnologia.
No PTP, o grupo participou de palestras técnicas com apresentações sobre o funcionamento do setor na região e a produção de biocombustíveis no Brasil. “O futuro da motorização”, ministrada por Ricardo Simões de Abreu, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Mahle e “Inovação e tecnologia em energia e meio ambiente”, por Plinio Nastari, presidente da Datagro e representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Política Energética.
Além disso, também o grupo conheceu o trabalho realizado pelo Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), as atividades e estrutura do Parque Tecnológico.
Segundo o diretor-executivo do Apla, Flavio Castellari, a ação divulga o potencial do setor sucroenegético brasileiro. “A “Liga” nasceu após uma ação do Apla em Tucumán. Desse modo, fomos os responsáveis por reunir e receber os representantes, o que nos dará uma grande visibilidade e possibilidade de novos negócios”, destacou.
Os visitantes demonstraram grande interesse pela experiência piracicabana, Santiago Yanotti, diretor da Agência Controle e Regulamentação dos Serviços Públicos de Tucumán, disse que a visita foi fundamental. “Tem muita experiência em um tema que para nós é estratégico, então estamos aprendendo muito com os especialistas e empresários brasileiros”, afirmou.
De acordo com Verónica Geese, Secretária Estadual de Energia, “não tínhamos ideia que tinham tantas informações e tão detalhadas e agora nos demos conta de que há muito o que fazer em relação à Argentina”.
“Não são somente informações, e sim experiências de primeira mão de instituições especialistas”, finaliza Clavijo Edgar Santiago, Assessor de Geração de Energia Elétrica de Córdoba.
O grupo foi liderado por Jose Ramon Coronel, presidente da Companhia Açucareira Los Balcanes, fundada em 1994 e formada por um conjunto de empresas localizadas na província de Tucumán.
Sobre a Liga Bioenergética de Províncias Argentinas
A Liga Bioenergética de Províncias Argentinas se formou através de uma iniciativa dos estados subnacionais de Santa Fé, Salta, Córdoba e Tucumán, e posteriormente por Jujuy, entre Rios, Santiago del Estero, Buenos Aires e CABA.
O principal objetivo da Liga é a regionalização do desenvolvimento de energias renováveis. Que consiste em um espaço de caráter federal, representativo e de integração regional, para a elaboração de um conjunto de políticas públicas, marcos normativos e estratégias conjuntas para a expansão das bioenergias na matriz energética nacional e provincial.
A exaustão dos recursos energéticos, a influência dos elementos geopolíticos e comerciais em relação a obtenção desses recursos e a crescente preocupação com o meio ambiente são alguns dos motivos pelos quais a Liga foi criada.