Apla-Em três meses, ApexBrasil apoiou 7,1 mil empresas e atraiu mais de US$ 1 bilhão em investimentos
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Em três meses, ApexBrasil apoiou 7,1 mil empresas e atraiu mais de US$ 1 bilhão em investimentos

Balanço mostra que empreendimentos apoiados pela Agência venderam para o exterior um total de US$ 20,1 bilhões nos três primeiros meses de 2022, o que representa 27,8% das exportações brasileiras 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) alcançou números animadores nos três primeiros meses de 2022, de acordo com balanço divulgado nesta semana. O esforço para a internacionalização de produtos e serviços brasileiros, uma das principais missões da ApexBrasil, culminou com o apoio de 7.172 empresas no primeiro trimestre, sendo 45,5% de micro e pequenas (MPEs). Do total, 2.223 estão exportando e venderam, apenas nesse período, US$ 20,1 bilhões -- a cifra, atingida com o auxílio da Agência, representa cerca de 27,8% das exportações brasileiras. 

Dos empreendimentos atendidos pela ApexBrasil no início deste ano, a maior parte é do setor de serviços (2.682), seguido pela indústria da transformação (2.522) e agropecuária, incluindo alimentos e bebidas (1.306). Só esse último movimentou US$ 15,4 bilhões em vendas para fora do país. 

A ApexBrasil, por meio de diversos programas, atua para promover produtos e serviços brasileiros e a imagem do Brasil no exterior, além de qualificar as empresas que desejam começar a internacionalizar seus negócios. Atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da nossa economia também é uma de suas missões. 

Para alcançar esses objetivos, realiza ações diversificadas de qualificação e promoção comercial a fim de valorizar os produtos e serviços brasileiros. As iniciativas contemplam missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira e outras plataformas de negócios. 

Investimento estrangeiro 

A Agência também age de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil e, assim, fomentar a competitividade das empresas brasileiras e gerar desenvolvimento econômico e social do país. Segundo o balanço divulgado, apenas nos três primeiros meses de 2022, foram anunciados US$ 1,037 bilhão em investimentos estrangeiros no Brasil apenas por intermédio da ApexBrasil. No ano passado, o Brasil de uma forma geral atraiu US$ 46,4 bilhões. Estima-se que o valor em investimentos intermediados pela Agência gere 4,5 mil empregos em território nacional. 

Os excelentes resultados atingidos no primeiro trimestre evidenciam o engajamento dos mais diversos setores da ApexBrasil que trabalham em conjunto em favor do desenvolvimento econômico do país. Na Agência, a área de qualificação, por exemplo, é responsável pelo PEIEX, programa que ensina os caminhos a serem tomados por empresas que nunca exportaram e desejam ampliar seus negócios vendendo para o exterior. A área de inteligência elabora estudos e mapas que auxiliam empreendedores acerca das oportunidades de mercado mundo afora. As áreas de promoção comercial e de expansão internacional visam elaborar ações para facilitar o acesso das empresas brasileiras aos mercados internacionais e orientá-las na definição de estratégias para abertura de operações no exterior. 

Entre as ações promovidas pela ApexBrasil nos três primeiros meses do ano, estão a Expo 2020 Dubai, a Offshore Technology Conference (OTC), Seafood North America, Game Developers Conference (GDC), Gulfood e ExpoRevestir. A OTC possui estimativa de atrair R$ 723 milhões em investimentos no leilão de óleo e gás promovido pelo governo brasileiro. A Seafood, feira relacionada à cadeia produtiva do pescado, e a Gulfood, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, conseguiram, juntas, fechar negócios que superam US$ 773 milhões para o Brasil.   

A ApexBrasil mostra para o mundo o que o país tem a oferecer. Há mais de duas décadas, reduz as fronteiras e leva empresas brasileiras mais longe, com o propósito de contribuir para o crescimento sustentável da economia do país. Seu amplo portfólio de serviços inclui promoção comercial, internacionalização de empresas, atração de investimentos estrangeiros, qualificação empresarial e serviços de inteligência de mercado. Sempre com o objetivo de impulsionar pequenos, médios e grandes negócios, em apoio às políticas de desenvolvimento, englobando setores da indústria, agropecuária e serviços. A agência também busca constantemente aprimorar o relacionamento com os clientes, conhecendo suas expectativas e necessidades, para inovar e oferecer produtos e serviços especializados e aderentes às demandas do mercado. 

 

Fonte: ApexBrasil