Apla-Equilíbrio expande mercado com a chegada das peneiras rotativas com grandes capacidades
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Equilíbrio expande mercado com a chegada das peneiras rotativas com grandes capacidades

Evolução tecnológica da linha de produtos rotativos garantiu expansão geográfica da marca brasileira no exterior que apresenta demandas por equipamentos com maior capacidade operacional
 
Já consolidados no mercado brasileiro e América Latina com a linha de peneiras rotativas para filtragem do caldo no processamento da cana de açúcar, a Equilíbrio acaba de dar um passo significativo ao consolidar também as peneiras especiais com grandes capacidades operacionais.
 
O maior equipamento fabricado pela empresa já apresenta capacidade produtiva máxima de 900ton/h contra os de 450 a 600 ton/h, considerados os maiores anteriormente. O último produzido nessa categoria faz parte da linha de Peneiras Rotativas de Caldo Misto. Entregue no começo do segundo semestre de 2017 para o mercado externo, o produto tem por finalidade filtrar os resíduos sólidos/líquidos provenientes da moenda ou difusor, separando o caldo primário na fabricação do açúcar ou realizando o peneiramento secundário, na fabricação do etanol.
 
Para Danilo Daniel Jorge, gerente administrativo da Equilíbrio, a maior demanda por equipamentos especiais com grande capacidade operacional se deve às recentes mudanças no perfil das usinas. “A carga produtiva das plantas sucroenergéticas aumentou e com isso suas necessidades por equipamentos mais compactos, porém com maior poder operacional”, ponderou. Segundo o gerente, antes o mercado não tinha tecnologia para ofertar esse tipo de equipamento, sendo necessário fabricar mais de uma máquina, gerando maior custo para as usinas.
 
Atentos a esse mercado, a Equilíbrio se estruturou, promovendo avanços tecnológicos significativos em suas linhas de peneiras rotativas. Uma das melhorias, segundo Carlos Alberto Celeste Jorge, presidente da Equilíbrio, diz respeito à configuração das telas de ranhuras contínuas que integram as peneiras, que passaram por uma atualização, permitindo um aumento na eficiência da filtragem por m3, maior durabilidade e menor índice de manutenção. Um novo estudo também garantiu o desenvolvimento de equipamentos mais leves e compactos, o que incidiu diretamente na redução do consumo de energia. “Todos os recentes investimentos nos nossos processos contribuíram também para reduzirmos o tempo de produção das peneiras em até 25%, beneficiando tanto o mercado interno quanto o externo”, acrescentou.
 
Desde 1998, a Equilíbrio atua no mercado internacional com seus produtos rotativos. O primeiro país a receber a tecnologia foi a Venezuela, onde foram instaladas peneiras de Caldo Misto, Clarificado e Fly Ash. Já a Colômbia, foi um dos últimos países a receber o modelo à Pressão, que já apresenta ampla aceitação no mercado externo e é uma exclusividade mundial da empresa, com projeto, desenvolvimento e fabricação inteiramente brasileiros.
 
Luís Mendes Júnior, diretor comercial da Equilíbrio, garante  que a segurança nas informações é um dos principais fatores que contribuíram para a consolidação da marca e, agora, dos equipamentos especiais no mercado externo. “Como estarmos presentes em muitos países, atuando há muito tempo nesse mercado, temos um levantamento de dados muito extenso e confiável realizado por consultorias especializadas com estudos que comprovam a eficiência dos nossos produtos. Creio que isso  fortaleceu ainda mais a confiança desse mercado na Equilíbrio”, argumentou.
 
A empresa garante ainda que procura se diferenciar, investindo na reposição de peças com atendimento imediato e também no pós-venda, o que atrai muito a atenção do setor aqui e fora do país. “Sentimos o reflexo desse posicionamento no final do mês de agosto, quando participamos da mais tradicional feira sucroenergética do mundo, onde o  número de visitas internacionais interessadas em nossa linha rotativa subiu consideravelmente em relação ao ano anterior”, finalizou.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa