A moagem da cana-de-açúcar na região centro-sul do país cresceu 31,57% no mês de junho, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (10) pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).
O motivo para a alta, de acordo com as usinas, é a estiagem. A falta de chuvas, que para algumas culturas é um problema, facilita a colheita e a moagem da cana.
Em todo o mês, foram 85,59 milhões de toneladas processadas, ante as 65,06 milhões de toneladas do ano anterior. Só na segunda quinzena de junho, a moagem atingiu 44,05 milhões de toneladas.
No acumulado desde o início da safra 2014/15 até 1º de julho, a moagem alcançou 202,94 milhões de toneladas, ante as 182,74 milhões de toneladas do mesmo período do ano anterior --uma expansão de 11,05%.
A Unica, porém, demonstra preocupação com a seca. Segundo a entidade, a falta de chuvas tem preocupado os produtores devido à "expressiva" queda no rendimento doscanaviais que estão sendo colhidos.
No acumulado desde o início da atual safra canavieira, a produção de açúcar alcançou 10,34 milhões de toneladas, enquanto a produção acumulada de etanol atingiu 8,45 bilhões de litros até o final de junho.
Fonte: Folha de S.Paulo via Agência UDOP de Notícias