Mais de um quarto das emissões de gases que agravam as mudanças climáticas são oriundas do setor de transportes. A mudança desse cenário para uma mobilidade de baixo carbono passa pela adoção dos biocombustíveis como substitutos aos combustíveis fósseis. E qual será o papel da bioenergia nesta transformação será o tema principal do seminário Sustainable Mobility: Ethanol Talks Special Edition, que será realizado no dia 20 de julho em Goa, Índia, durante a semana dedicada a energia na reunião ministerial do G20 sobre transições energéticas.
O seminário é realizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Ministério das Relações Exteriores, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Projeto Brazil Sugarcane Bionergy Solucion, desenvolvido pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA). O evento tem apoio da Embaixada da Índia no Brasil, da Associação dos Fabricantes de Automóveis Indianos (SIAM) e da Associação Indiana das Indústrias de Açúcar (ISMA).
Nesta edição especial, participam dos debates o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira; Pankaj Jain, Secretário do Ministério de Petróleo e Gás Natural Indiano; Evandro Gussi, presidente e CEO da Unica; Flávio Castellari, diretor-executivo do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla); Aditya Jhunjhunwala, presidente da Isma e Vinod Aggarwal, presidente da SIAM.
O objetivo do Ethanol Talks Special Edition é proporcionar oportunidade de diálogo e cooperação entre especialistas, formuladores de políticas públicas, reguladores e representantes do setor dos países do G20 sobre como ampliar a bioenergia e a sua viabilidade para a mobilidade sustentável. “O Ethanol Talks é importante iniciativa para que o Brasil possa compartilhar sua experiência na mobilidade sustentável de baixo carbono. Hoje usamos 27% de etanol na gasolina e, graças ao veículo flex, lançado pelo presidente Lula, mais de 80% dos veículos no País podem usar etanol hidratado ou gasolina. Trabalhamos no Ministério de Minas e Energia para avançar ainda mais na descarbonização da nossa matriz de transportes. Combustíveis mais limpos, sustentáveis e combinados com tecnologias de motorização mais eficientes, são caminho para reduzir a pegada de carbono e aumentar a eficiência energética”, destaca o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Além de compartilhar a experiência brasileira, o seminário traz a discussão sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais da bioenergia para a mobilidade de baixo carbono. “A experiência brasileira na produção e consumo de etanol tem inspirado oportunidades em várias regiões do mundo, principalmente na Ásia e América Latina. Inspiração que transmitimos a partir do diálogo e da cooperação. Por isso, acreditamos na relevância do Ethanol Talks como ferramenta de colaboração entre os setores público e privado”, ressalta o presidente da Unica, Evandro Gussi.
E os resultados do trabalho de cooperação entre Brasil e Índia, intensificado nos últimos quatro anos, podem ser vistos na rápida evolução da participação do etanol na matriz de transportes indiano. O percentual de mistura do biocombustível na gasolina saltou de 1,4%, em 2014, para 12% neste ano, com expectativa de atingir 20% em 2025, conforme anúncio do governo. Além disso, o país iniciou a produção da tecnologia flex-fuel em carros e motocicletas.
“A realização deste evento, em conjunto com as reuniões dos ministros de Energia do G20, mostra a relevância do etanol como solução energética de baixo carbono. O desenvolvimento pela Índia de um programa de etanol, com a ampliação da mistura na gasolina, fortalece o biocombustível, pois é um país de proporções continentais, como uma frota diversificada, e reforça que o etanol não traz problemas para os veículos”, destaca o diretor-executivo da APLA, Flávio Castellari.
O projeto, que retorna à Índia, é desenvolvido desde 2020 e já te teve edições em Nova Déli (Índia), Bangkok (Tailândia), Islamabad (Paquistão), na cidade da Guatemala (Guatemala), Buenos Aires (Argentina) e San José (Costa Rica).
Veja todos os detalhes do seminário Sustainable Mobility: Ethanol Talks, aqui.
Além do seminário, estão agendadas reuniões bilaterais com representantes do governo indiano.
Fonte: Unica