Perdas na produção são calculadas em 30%
A estiagem tem causado problemas para diversas culturas no país. Depois das hortaliças, grãos e pastagem, agora é a cana-de-açúcar que sente a falta da chuva. Em Piracicaba, no interior de São Paulo, importante região produtora, as perdas na produção são calculadas em 30%.
Há 30 dias não chove significativamente para o desenvolvimento da cana-de-açúcar. A média para o mês de janeiro era de 200 milímetros, mas choveu pouco mais de 120 milímetros, 70% abaixo do normal.
– O ano de 2013 foi bom em produtividade. 2014, porém, já apresenta queda em todos os ciclos. Numa média geral cai de 82 toneladas por hectare para cerca de 76 – diz o presidente da Coplacana, Arnaldo Antonio Bortoletto.
Para a cana-de-açúcar no ciclo precoce, que deve ser colhida a partir de abril, os produtores já estão calculando perdas em torno de 30% na produção. Se forem considerados todos os ciclos, incluindo o médio e o tardio, esse número já está em cerca de 12% de perdas.
Outra grande preocupação dos produtores é a incidência de incêndios, já que no Estado a lavoura fica mais suscetível ao fogo, provocado principalmente por raios.
Fonte: Canal Rural