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Frota flex brasileira motiva chinesa JAC Motors a investir em carro bicombustível

A tecnologia flex-fuel presente em cerca de 21 milhões de automóveis, mais de 60% da frota de veículos leves que circula no Brasil, segue ampliando sua participação no mercado automobilístico nacional. A empresa mais recente a demonstrar sintonia com as expectativas do consumidor brasileiro oferecendo versões bicombustíveis é a multinacional chinesa JAC Motors.

Lançados no Brasil no início de abril, os modelos J3 S e J3 S Turin, além de utilizarem tanto o etanol quanto a gasolina, vem equipados com o propulsor Jet Flex, que elimina o reservatório de partida a frio.  A tecnologia, produzida em parceria com a multinacional americana Delphi, permite que o aquecimento do combustível ocorra dentro dos bicos injetores.

Para o consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, ao inserir essas tecnologias em seus carros, a JAC dá mais um passo para se adaptar melhor ao mercado local.

“A eliminação do “tanquinho” para partida a frio, é uma inovação importante. Extingue-se a necessidade de abastecimento do reservatório com gasolina, o que permite maior economia no consumo de combustível e redução adicional na emissão de poluentes,” explicou o consultor da UNICA.

As versões bicombustíveis cada vez mais vão dividir o espaço nas lojas com os demais veículos da marca movidos a gasolina. A expectativa da JAC é que nos próximos meses mais modelos ganhem motores flex, como o portátil J2 e a minivan J6, correspondendo a 50% das vendas da linha.

“Os modelos são mais baratos e acreditamos que os novos flex responderão por metade das vendas”, afirmou o presidente da JAC Motors do Brasil, Sérgio Habib.

 

Fonte: Única