Missão Comercial do Projeto Brazil Sugarcane será na Guatemala
Ação será realizada de 10 a 13 de abril com visitas em usinas
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, parceria entre o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promove missão comercial de 10 a 13 de abril, na Guatemala.
A ação internacional tem a finalidade de incentivar a exportação da tecnologia, soluções, máquinas e equipamentos brasileiros para setor sucroenergético. Nesta missão, representantes de 17 empresas brasileiras visitarão as usinas Tulula, Palo Gordo, La Union, Madre Tierra, Pantaleon, Concepción, Santa Ana e Trinidad.
Na Guatemala operam atualmente 12 usinas, localizadas em quatro estados próximos à Costa do Pacífico onde juntas, em época de safra, geram mais de 350 mil empregos diretos e indiretos. “A América Central mais uma vez é o nosso destino, pois constatamos um mercado crescente e promissor, onde há muita oportunidade de negócios com a tecnologia brasileira para o setor sucroenergético”, disse o diretor executivo do Apla, Flavio Castellari.
A indústria açucareira na Guatemala é reconhecida por sua competitividade dentro da região e em nível mundial. Durante o período 2011/2012, o país se posicionou como o décimo maior produtor, quarto maior exportador, terceiro mais competitivo levando em conta a capacidade de carga no porto, um dos mais eficientes. A grande maioria das usinas (82%) encontra-se próxima de Porto Quetzal – o que representa uma vantagem competitiva nos terminais de capacidade de carga para exportação.
Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, ampliação de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados.
Diversas ações e convênios são aplicados no projeto. Entre os destaques, o Projeto de Promoção Comercial de Exportações dos Equipamentos, Produtos e Serviços das Empresas do Setor Sucroalcooleiro que, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realiza rodadas de negócios em diversos países e participações em feiras do setor. No Projeto Comprador e Imagem, o Apla e a Apex-Brasil organizam receptivo de interessados no mercado sucroalcooleiro nacional, fomentando e ampliando o comércio exterior.
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