O Museu da Cana-de-Açúcar abrirá suas portas ainda neste ano. O IBL (Instituto Brasil Leitor) e o IBGC (Instituto Brasileiro de Gestão Cultural), parceiros da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), anunciaram segunda-feira (07/04) que o primeiro prédio, o galpão 5B do Engenho Central, será entregue em novembro.
Conforme a reportagem do Jornal de Piracicaba constatou, as atividades de restauração já foram iniciadas no local. A próxima fase será a instalação de novas estruturas, que abrigarão a primeira exposição do museu, referente ao olhar de Gilberto Freyre a respeito do açúcar no país.
Durante os oito meses de trabalho também serão realizadas atividades educativas no local. De acordo com o presidente o IBL, Willian Nacked, mais informações serão divulgadas em um evento que será realizado nesta semana.
Entre os dados já divulgados pela assessoria de imprensa do IBL, uma das novidades é a realização de atividades educativas ainda no período de restauração. A programação educativa será realizada com crianças e jovens do projeto Pequeno Cidadão, que é realizado hoje na cidade em parceria com o Sesi.
A ideia é que as obras recebam visita semanal de 20 alunos para que eles possam acompanhar os trabalhos. De acordo com a arquiteta e diretora técnica do IBGC, Isabela Galvez, a iniciativa busca compartilhar o processo de desenvolvimento do projeto e transformação do Engenho Central em um museu.
“Queremos dar a oportunidade a eles de conhecerem como é realizado, na prática, esse tipo de trabalho. Nossa ideia é inclusive contratar para as próximas fases do projeto os jovens que tiverem interesse em desenvolver uma carreira nesse segmento, que tem mão-de-obra tão escassa no Brasil”, afirmou.
Além disso, será desenvolvido o projeto Arqueólogo Mirim, no qual os alunos receberão uma cartilha didática sobre a profissão e um kit com todas as ferramentas (lupa, trena, pá e vassoura) necessárias para desbravar um sítio arqueológico simulado no local.
Fundado em janeiro de 1881, o conjunto do Engenho Central ainda conserva a maior parte de suas características arquitetônicas.
A programação completa para o edifício 5 é a instalação a cobertura para ônibus, entrada principal, acolhimento, grande hall, passarela, auditório, café, administração, biblioteca e banco de dados. Também haverá restauração e adequações no edifício 7, que fica em frente à entrada do Teatro do Engenho. Ele contará também com exposições e mostra transitórias.
O projeto completo pode ser conferido no site museudacanadeacucar.com.br . O museu é uma realização da prefeitura, com organização e execução do IBL e coordenação executiva do IBGC.
São alguns dos patrocinadores o Grupo Cosan-Raízen, com cota master, Scania, Syngenta, Usina Alta-Mogiana, Usina Colorado, CNH-Fiat, Banco Itaú-BBA, Banco Safra, Caixa Econômica Federal, Caterpillar, Copersucar, Dedini Indústrias de Base, KPMG, Radar, Rumo Logística, Usina Colorado, Usina Santa Lúcia, Volkswagen.
Fonte: Portal Jornal de Piracicaba