Apla-Museu da Tecnologia da Informação e Comunicação é inaugurado no Parque Tecnológico de Piracicaba
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Museu da Tecnologia da Informação e Comunicação é inaugurado no Parque Tecnológico de Piracicaba

O espaço que destaca a evolução e a convergência das tecnologias pode ser visitado pelo público em geral, mediante agendamento
 
Na manhã desta sexta-feira, 31 de agosto, foi inaugurado o Museu da Tecnologia da Informação e Comunicação de Piracicaba (TIC), no Parque Tecnológico de Piracicaba “Engenheiro Agrônomo Bruno Emílio Germek” (PTP).
 
O museu possui um acervo de equipamentos de informática, comunicação, sistemas de registros de imagens, transmissão de som e imagem. “Tudo o que está exposto aqui foi adquirido durante as cinco edições Recitrônicos – Reciclagem de Eletrônicos, uma iniciativa do Rotary Club que acontece todo primeiro sábado do mês, durante a manhã. Isso não foi feito por apenas uma pessoa, duas ou três, os piracicabanos que doaram os equipamentos, então esse museu é da cidade”, afirma Vitor Pires Vencovsky, presidente da Atepi.
 
A mensagem principal que o museu pretende passar aos visitantes é a convergência de várias tecnologias utilizadas nos últimos 100 anos, que atualmente estão totalmente disponíveis nos celulares, disponíveis 24 horas por dia e com grande mobilidade. “Esse projeto destaca a importância de se fazer outro equipamento público que possa mostrar às novas gerações as evoluções tecnológicas. Além de nos auxiliar no descarte consciente e organizado desses equipamentos”, explica Barjas Negri, prefeito da cidade. 
 
A outra vertente de atuação do projeto é trabalhar a questão da conscientização ambiental com os jovens, o lado negativo do lixo eletrônico e a quantidade de resíduos  tóxicos gerados a partir deles, que podem danificar o meio ambiente. “Precisamos cuidar do nosso mundo e ajudar a juventude se conscientizar, pois se eles não compreenderem, não saberemos o que será do futuro das nossas gerações”, afirma José Coral, presidente do Apla.
 
Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades, como: o vice-prefeito Antônio José Godoy, o vereador Isac Alves de Souza (PTB), diretor do Colégio 15 de Novembro Odair Moral, Jaime Alexandre de Lima Curcio, Guilherme Rossi Machado e demais integrantes do Grupo Rotary Club de Piracicaba.
 
Instalado no box 19, o espaço está organizado para receber visitas do público em geral e de grupo de instituições de ensino, é necessário agendar um horário através do site www.atepi.com.br.
 
O Museu TIC é uma realização da Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região (Atepi), com apoio do Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP), Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), Rotary Club, Instituto Histórico e Geográfico (IHGP), Prefeitura do Município de Piracicaba, Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT) e AgTech Valley.