Em cerimônia que aconteceu no dia 20 de outubro, no Núcleo do Parque Tecnológico de Piracicaba, o prefeito Luciano Almeida inaugurou o Hub Piracicaba, plataforma pública - física e digital - criada para apoiar o desenvolvimento de empreendedores e acelerar a criação de empresas de base tecnológica, as chamadas startups. O modelo inaugurado será oferecido a todos os municípios que integram a Região Metropolitana de Piracicaba e que desejam replicar a iniciativa ajustada a sua realidade.
Luciano Almeida lembrou que, acabada a fase de pandemia do coronavírus, o novo desafio agora é gerar mais emprego e renda por meio da inovação e tecnologia. Para ele, a criação do Hub mostra que Piracicaba não depende mais exclusivamente do agronegócio, abrindo as portas para outros segmentos de vanguarda que podem gerar muitos empregos. Luciano destacou também que, com o desenvolvimento da RMP, os municípios poderão trocar informações para crescerem juntos e assim diminuir as desigualdades econômicas da região.
“Aqui no Parque Tecnológico nós temos tudo que precisamos para criar ambiência e competir da melhor maneira possível para fortalecer a economia como um todo. O nosso diferencial não está no prédio e, sim, nas pessoas. Criamos um ponto de encontro daqueles que transformam conhecimentos em riquezas para todos os segmentos”, ressaltou o prefeito.
CRITÉRIOS - Entre os critérios que serão considerados para a seleção de startups no Hub Piracicaba estão os impactos sócio-econômico-ambientais, o estágio da empresa, a tecnologia que será utilizada, a aderência ao mercado e ao público-alvo e, ainda, a capacidade de replicar o projeto ou difundir as tecnologias para outras cidades da RMP. “Os processos seletivos serão realizados pelo Hub Piracicaba com apoio de agentes locais de inovação integrados”, explica Pedro Chamochumbi, agente de inovação da Semdettur e gestor do Hub Piracicaba.
Ainda segundo Chamochumbi, na Plataforma Digital do Hub Piracicaba será possível identificar e acessar as instituições, ferramentas e mecanismos de fomento à inovação e empreendedorismo de base tecnológica que já alavancam empreendedores locais, com destaque para os integrantes do Sistema Piracicabano de Ambientes de Inovação e Tecnologia (Sispait), do Parque Tecnológico de Piracicaba, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, das instituições de Ensino e Pesquisa e dos próprios hubs do agro que suportam o movimento AgTech Valley – Vale do Piracicaba.
REPLICANDO AÇÕES – O lançamento do Hub Piracicaba abriu o 1º Encontro Desenvolve RMP, que aconteceu durante toda a manhã, no Parque Tecnológico, com o objetivo de integrar os agentes promotores de políticas públicas. Contou com representantes das cidades de Águas de São Pedro, Cordeirópólis, Iracemápolis, Limeira e Charqueada. Durante o evento, profissionais ligados ao Parque Tecnológico e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdettur), falaram das suas experiências bem-sucedidas em suas respectivas áreas, mostrando como poderiam replicá-las nos municípios vizinhos.
O secretário da Semdettur, José Luiz Guidotti Júnior, disse que pelo menos três ações já podem ser compartilhadas de imediato, sendo elas o estímulo à criação de hubs, que impulsionem a geração e atração de novos negócios, a realização da Feira de Empregabilidade, que conecta os candidatos com as vagas de emprego existentes no mercado, além do circuito Serra do Itaqueri, que estimula o turismo regional.
APLA - Durante a inauguração do Hub Piracicaba, Flávio Castellari, diretor-executivo do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool de Piracicaba), sediado no Parque Tecnológico, anunciou que a renovação da parceria com a Apex Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao Governo Federal, está em fase final.
A parceria garantirá o aporte financeiro de até R$ 9 milhões no auxílio e promoção das exportações das empresas ligadas ao setor sucroalcooleiro no biênio de 2022 e 2023.
Fonte: Prefeitura de Piracicaba