Apla-Parque Tecnológico: Desenvolvimento Estratégico para Piracicaba
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Parque Tecnológico: Desenvolvimento Estratégico para Piracicaba

PARQUE TECNOLÓGICO DE PIRACICABA

Fundado em 2012, o Parque Tecnológico de Piracicaba “Engenheiro Agrônomo Emílio Bruno Germek” (PTP) foi construído pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Governo Municipal de Piracicaba.

O foco do projeto é apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias, reunindo instituições acadêmicas, instalações de pesquisa, empresas privadas e o governo para atingir esse objetivo.

A área total tem 2,27 milhões de m² abriga o Núcleo do Parque Tecnológico, a FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), a Raízen e ainda várias outras empresas e os mais reconhecidos hubs de inovação do Brasil como o AgTech Garage, Pulse, Avance Hub e EsalqTec, que formam o ecossistema do PTP.

O Núcleo do Parque Tecnológico possui 12 empresas incubadas e estrutura com laboratórios, auditório, salas e espaço para eventos.

Núcleo do Parque Tecnológico: Incubadora de projetos e infraestrutura moderna

A Incubadora é voltada para abrigar projetos de desenvolvimento institucional das empresas, por meio de um trabalho integrado entre todos os envolvidos em pesquisa e inovação que colaboram para maximizar os resultados.
O Núcleo do PTP conta com estrutura de 24 boxes, quatro células, dois laboratórios, área de convivência, auditório equipado que comporta 193 pessoas, estacionamento, três salas de reuniões, três salas de administração, biblioteca e sanitários. Além disso, a moderna infraestrutura conta com áreas para instalação de centro de pesquisas, unidades universitárias e empresas.

Raízen: Centro administrativo da maior fabricante de etanol de cana-de-açúcar está localizada no Parque Tecnológico Piracicaba

O Centro Administrativo Raízen (CAR) foi inaugurado em 2011. O empreendimento agrega áreas como Tecnologia de Informação, Infraestrutura, Recursos Humanos, Transações Financeiras, Comunicação Corporativa, Serviço ao Cliente e Diretoria de Etanol, Açúcar e Bioenergia (EAB).

Criada a partir da junção de negócios de Shell e Cosan, a Raízen é hoje a quinta maior empresa em faturamento e a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, com a produção de cerca de 2 bilhões de litros do biocombustível por ano. A atuação inclui ainda a produção de 4 milhões de toneladas de açúcar e a comercialização de 1,5 milhão de MWh de energia elétrica anualmente.

Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatec) oferece cursos de Biocombustíveis, Agroindústria e Gestão Empresarial

A ação conjunta entre os governos estadual e municipal para incentivar o ensino e a pesquisa na área sucroenergética, trouxe ao Parque Tecnológico a Faculdade de Tecnologia (Fatec) – unidade Piracicaba.
Desde agosto de 2009, a Fatec está instalada na região do Parque Tecnológico.
A Fatec é administrada pelo Centro Paula Souza, responsável por 157 escolas técnicas (Etecs) e 46 Fatecs estaduais, instaladas em 131 cidades do Estado de São Paulo.
Na unidade em Piracicaba, os mais de 800 alunos estão sendo capacitados gratuitamente em cursos técnicos de Biocombustíveis, Agroindústria e Gestão Empresarial.
A capacidade plena da Fatec é estimada em 960 alunos com cursos sendo oferecidos nos períodos da manhã, tarde e noite.

IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo): Ensino público, gratuito e de qualidade

O campus Piracicaba do IFSP, também localizado na região do Parque Tecnológico, foi inaugurado em agosto de 2009 e, como autarquia federal de ensino, oferece à população cursos técnicos gratuitos com formação em Automação Industrial Manutenção e Suporte em Informática e Mecânica.
O IFSP é organizado em estrutura multicampi e conta com aproximadamente 22 mil alunos matriculados nos 28 campi e 20 polos de educação à distância divididos pelo estado de São Paulo.

Universidades e centros de pesquisa para o desenvolvimento do mercado sucroenergético

As universidades, institutos de pesquisa, associações e sindicatos também compõem a rede de trabalho em prol do desenvolvimento de mercado para o setor sucroenergético.
Além da Fatec e do IFSP, estão entre as parcerias com o Núcleo de Parque Tecnológico, a Esalq/Usp (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Cena/Usp (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Sebrae, Coplacana, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica, de Material Elétrico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Novos projetos e estrutura multifuncional

Além dos projetos já instalados e em pleno funcionamento como o Núcleo de Tecnologia, Sede da Raízen, Alphaville Residencial, AgTech Garage, Fatec, Parque Jequitibá e Villa D´Áquila Residencial, novos e modernos projetos foram construídos para consolidar a região como um dos principais polos de desenvolvimento e valorização de Piracicaba.
O Parque Tecnológico conta também com o Garden Mall, CLQ Colégio, Torre Corporativa Office Reserva Jequitibá e outros espaços para business e convivência.