Apla-Pesquisador Henrique Vianna de Amorim torna-se cidadão piracicabano
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Pesquisador Henrique Vianna de Amorim torna-se cidadão piracicabano

Aos 74 anos, um dos mais importantes pesquisadores brasileiros recebeu da Câmara o título de "Cidadão Piracicabano", por iniciativa de Capitão Gomes.

O homem que já levava o nome de Piracicaba pelo mundo com seus estudos para o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro agora também passa a carregar a cidadania da terra que adotou. Aos 74 anos, Henrique Vianna de Amorim, um dos mais importantes pesquisadores brasileiros, é, desde a noite desta sexta-feira (21), cidadão piracicabano.
O título lhe foi entregue pela Câmara, por iniciativa do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP). A cerimônia, no salão nobre, reuniu familiares, amigos e colegas de trabalho e universidade que exaltaram as importantes contribuições à pesquisa científica e à indústria brasileira dadas por Henrique, que é professor livre-docente e fundador da empresa Fermentec.
Capitão Gomes classificou o homenageado de "filho adotivo de valor inestimável" para Piracicaba e destacou a conduta "humilde e incansável" do pesquisador. "Não há outro motivo de ter sido eu o autor dessa propositura senão o reconhecimento de sua obra acadêmica, de suas pesquisas e de seu empenho em melhorar a produção canavieira desse imenso país. Poucas vezes estive diante de um homem tão humilde como estou hoje diante do senhor, a quem chamo de amigo."
"Não foi o acaso que o trouxe para esta cidade, mas obra de Deus", acrescentou o vereador. "Filho de médico que optou ser agrônomo, só poderia ter sido influenciado por uma vocação tão forte e tão verdadeira, que o fez ser respeitado em todo o planeta. Professor que, de tão apaixonado pela pesquisa, só poderia encontrar o grande amor na vida acadêmica", completou Capitão Gomes, ao falar, respectivamente, da profissão escolhida por Henrique e de seu casamento de quase 40 anos com Vera Lúcia, sua ex-aluna e estagiária.
Sem esconder a felicidade em receber a cidadania piracicabana, Henrique comentou a mudança definitiva, trazida por seus estudos, para o aumento da produção da indústria sucroalcooleira, que hoje extrai, de uma tonelada de matéria-prima, 90 litros de caldo de cana, contra 50 litros de 30 anos atrás. "Imagine o desperdício; jogava-se metade do caldo de cana no esgoto", comparou.
Reconhecido internacionalmente por suas pesquisas, Henrique atribuiu a carreira vitoriosa às pessoas que o auxiliaram em sua trajetória. "Ninguém tem sucesso ou chega a algum lugar sozinho: a gente precisa é formar um time, e eu tive consciência disso desde moleque, em Ribeirão Preto. Se estou aqui hoje, sendo homenageado, é porque muitas pessoas me ajudaram, me orientaram e vão levar em frente esse desejo que eu sempre tive de fazer o bem."
A importância de Henrique para Piracicaba e para a ciência e a indústria no Brasil e no exterior foi destacada por amigos, empresários e políticos, como o presidente da Datagro, Plínio Nastari, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Octavio Helene Júnior, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tarcisio Angelo Mascarim, e o deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).
Thame viu na entrega do título de "Cidadão Piracicabano" ao pesquisador uma "justa e oportuna homenagem" a um "amigo a quem tanto admira", que conseguiu "fazer um trabalho que extrapola o limite do conhecimento de sua família, de seus colegas de profissão e até de seu país". "Já estive em reuniões discutindo o álcool no México e um representante me disse: 'Conheço um cientista famoso de sua cidade, o Henrique'", relatou o deputado federal.
Mascarim ressaltou o "trabalho sério e competente" feito pelo pesquisador, que "eleva o nome de Piracicaba por onde passa". "Essa homenagem é muito mais do que justa, pois é um filho da nossa terra, de fato e de direito. Se nosso governo desse 10% da atenção ao setor sucroalcooleiro como Henrique dá, o nosso meio ambiente estaria muito melhor", completou o secretário municipal.
Além da entrega do título de "Cidadão Piracicabano", outras homenagens, de empresas e amigos, foram feitas a Henrique durante a reunião solene, que contou ainda com a presença do vereador Pedro Cruz (PSDB); da secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese; da professora Tsai Siu Mui, diretora do Cena-USP; do presidente da Afocapi e vice-presidente da Coplacana, José Coral; do vice-presidente executivo da Raízen, Pedro Mizutani; e do médico Carlos Alberto Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.

QUEM É HENRIQUE VIANNA DE AMORIM - Nascido em São Paulo, em 1939, Henrique é graduado em Engenharia Agronômica pela Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo), mestre em Bioquímica de Plantas pela Ohio State University, dos Estados Unidos, e livre-docente também pela Esalq-USP.
Filho de Henrique Berbert de Amorim e Alda Luiza, é o mais velho entre seus quatro irmãos: Álvaro, Ana Luiza, Vera Lúcia e João Carlos. Estudou no Colégio Santa Úrsula, no Colégio Marista e na Escola Estadual "Otoniel Mota", todos em Ribeirão Preto (SP), antes de prestar o vestibular, em 1962.
Ao focar sua carreira nos estudos sobre a fermentação alcoólica, firmou-se como um dos maiores especialistas brasileiros no tema, com reconhecimento internacional. A equipe por ele liderada presta assessoria técnica a usinas brasileiras de açúcar e álcool há 40 anos.
Professor de Bioquímica na Esalq-USP de 1970 a 2001, o pesquisador foi homenageado com a "Embasador Medal", da Ohio State University, por conta da comemoração dos 40 anos do convênio de cooperação entre as universidades piracicabana e norte-americana.
Na década de 1980, Henrique fundou a Fermentec Ltda., empresa de pesquisa, tecnologia e treinamento em produção de álcool e açúcar, que conta atualmente com mais de 50 colaboradores e mais de 70 clientes no Brasil e no exterior.
Autor ou coautor de mais de 90 publicações científicas, Henrique assumiu em janeiro de 2013 a presidência da Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), que tem como objetivo estimular os negócios ligados à indústria, aos serviços e à comercialização do etanol.


Confira todas as fotos no Flickr ( http://migre.me/i1Pz8 )



Fonte: Portal da Câmara dos Vereadores de Piracicaba