Apla-Produção de etanol soma 30 bilhões de litros em 2021, diz ANP
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Produção de etanol soma 30 bilhões de litros em 2021, diz ANP

Volume produzido de biodiesel chegou a 6,5 bilhões de litros, aponta balanço da agência
 
A ANP publicou em 30 de junho as informações consolidadas da evolução do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil em 2021. Os quadros, tabelas, gráficos, cartogramas e textos serão publicados posteriormente no Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2022 e podem ser consultados na página do Anuário.
 
No ano de 2021 foram realizadas duas rodadas de licitações de áreas para exploração e produção: a 17ª Rodada no modelo de concessão e a 2ª Rodada de Licitações do Excedente da Cessão Onerosa sob o regime de Partilha de Produção.
 
A produção nacional de petróleo em 2021 atingiu 2,9 milhões de barris/dia. Considerando apenas o que foi produzido no pré-sal, a média foi de 2,1 milhões de barris/dia no ano, o que correspondeu a cerca de 74% da produção do País. Já a produção de gás natural atingiu 133,8 milhões de m3/dia, sendo que a produção de gás no pré-sal correspondeu a 67,5% do total. As exportações de petróleo alcançaram o valor de 1,2 milhão de barris/dia, enquanto as importações de petróleo alcançaram 163,2 mil barris/dia. 
 
No setor de biocombustíveis, a produção de biodiesel foi de 6,5 bilhões de litros e a de etanol atingiu a marca de 30 bilhões de litros. A produção nacional de derivados atingiu 2 milhões de barris/dia. Já as vendas de derivados de petróleo pelas distribuidoras registraram 122,7 bilhões de litros. 
 
Em 2021, o volume de obrigações da cláusula dos contratos de concessão, partilha e cessão onerosa relativa aos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) foi de R$ 3 bilhões. Já o montante gerado de participações governamentais atingiu R$ 77,9 bilhões. 
 
Os dados publicados hoje estão divididos em cinco seções: Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural; Comercialização; Biocombustíveis; Licitação de Blocos; e Resoluções da ANP. Os dados internacionais, que futuramente comporão o capítulo 1 do Anuário, estão previstos para serem divulgados no dia 29 de julho. 
 
Fonte: Universo Agro