O objetivo da linha de crédito do BNDES é estimular a redução de emissões no setor
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, aprovou plano de crédito de 1 bilhão de reais para produtores de biocombustíveis, com o objetivo de estimular a redução de emissões no setor. O programa chamado BNDES RenovaBio, os produtores de biocombustíveis podem reduzir as taxas de juros caso cumpram as metas de redução de CO2 estabelecidas pelo banco.
O diretor de Crédito e Garantia do BNDES, Petrônio Cançado, disse que “O programa foi desenhado para ser complementar à política do (programa federal) RenovaBio, à medida que incentiva a adoção de melhores práticas produtivas e ambientais”.
Para participar, as empresas precisam participar do programa federal Renovabio e ter sede e órgão administrativo no Brasil. Os pedidos devem ser encaminhados diretamente ao BNDES até o de 31 de dezembro de 2022.
Programa RenovaBio:
RenovaBio é um programa do Governo Federal, lançado pelo Ministério de Minas e Energia, em dezembro de 2016, cujo objetivo é expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e social, e compatível com o crescimento do mercado.
Empréstimo e juros:
Considerando que o limite superior de cada grupo econômico é de 200 milhões de reais, o valor máximo de cada empréstimo é de 100 milhões de reais por unidade de produção. O prazo total de pagamento será de 96 meses, incluindo carência de até 24 meses.
O BNDES explicou que, se o cliente provar que atingiu a meta de redução de emissão de CO2 planejada após o período de carência, os juros podem ser reduzidos em até 0,4%.
Fonte: Cana online