Versão piloto, que contemplou 150 fornecedores de cana-de-açúcar, contribuiu para a redução de custos, especialização em boas práticas agrícolas e otimização da produtividade e da qualidade da lavoura
São Paulo, 11 de junho de 2014 – A Raízen, com o objetivo de estreitar o relacionamento com seus fornecedores lançou, no ano-safra 13/14, a versão piloto do Programa Cultivar. Estruturado a partir de cinco pilares – Contribuição de compras, Desenvolvimento de fornecedores, Reconhecimento de desempenho, Linhas de Crédito e Serviços - a iniciativa proporcionou aos 150 fornecedores envolvidos diversos benefícios, entre eles a redução de custos na aquisição de insumos para o campo, 256h de treinamentos teóricos e práticos, campanhas de incentivo para aumento de produtividade e qualidade, e a construção de estrutura exclusiva para atendimentos nas unidades da companhia.
Em termos econômicos, o pilar de Contribuição de Compras garantiu importantes conquistas para que os negócios no campo progredissem. Ao todo foram movimentados R$ 132 milhões em insumos agrícolas, o que significa uma redução de custos de 10% em comparação ao período anterior ao Programa. Parte deste valor foi utilizado para a aquisição de 79 milhões de toneladas de fertilizantes, 1.1 milhões de litros de defensivos agrícolas, 55 tratores, 49 colhedoras, 41 transbordos, 11 reboques e 48 caminhões.
“Os resultados deste primeiro ano se caracterizaram como uma ótima oportunidade para estreitarmos ainda mais nosso relacionamento com os fornecedores”, destaca Peter Von Lasperg, gerente de Fidelização da Raízen.
A adesão dos empresários nos treinamentos ministrados também foi representativa e o nível de satisfação garantido. Os workshops preparados exclusivamente para o pilar de Desenvolvimento de Fornecedores tiveram grau de satisfação de 90%. A programação contava com aulas sobre nutrição e adubação de plantas, manejo físico do solo e variedades de cana-de-açúcar, ambiente de produção, de sustentabilidade e colheita mecanizada, incluindo o uso do RTK, rastreador que permite a correção de leitura da colhedora de cana-de-açúcar em tempo real e diminui a perda de produtividade. Outro ponto importante foi a inauguração de salas específicas para o atendimento destes empresários. As Unidades Univalem, Serra e Santa Helena, localizadas, respectivamente, nos pólos industriais de Araçatuba, Araraquara e Piracicaba, já possuem estrutura necessária para realização de reuniões.
Ao fim da iniciativa, os seis fornecedores que alcançaram os melhores índices de produtividade (TCH) em cada polo e os seis com os melhores índices de qualidade da colheita (ATR) – também por polo – foram premiados pela sua atuação. Além disso, a campanha premiou os cinco melhores fornecedores de cana-de-açúcar da Raízen, que obtiveram resultados excepcionais em indicadores relativos ao negócio (produtividade, qualidade, percentual colheita mecanizada, adesão ao planejamento de colheita e entrega de cana na esteira. O evento de encerramento da safra ocorreu na cidade de Barra Bonita (SP) e contou com a presença da presidência e da vice-presidência da Raízen. “Esta campanha de incentivo reforça o nosso compromisso em disponibilizar ferramentas para o aperfeiçoamento e crescimento dos fornecedores. O objetivo é gerar valor aos negócios e fortalecer os elos de nossa cadeia produtiva”, afirma Lasperg.
Sobre a Raízen
A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player integrado do setor sucroenergético, com atuação em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia está entre as cinco maiores em faturamento do país e conta com cerca de 40 mil funcionários. Com 24 unidades, a Raízen produz 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 54 aeroportos, possui 58 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 22 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Na área de distribuição, a companhia conta com uma rede formada por cerca de 5.000 postos de serviço com a marca Shell e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select. A Raízen foi formada em 2011 a partir da integração de parte dos negócios de Shell e Cosan.
Fonte: Assessoria de imprensa da Raízen