Apla-Projeto Usina de inovação será lançado dia 1º
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Projeto Usina de inovação será lançado dia 1º

Um novo projeto, que está sendo implantado em Piracicaba, mostrará o que a produção de açúcar do passado tem a ver com um futuro promissor no setor de Tecnologia do Agronegócio. No próximo dia 1º, será lançada a Usina de Inovação Monte Alegre como parte da programação do 2º AgTech Day, organizado pela EsalqTec, incubadora de empresas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
 
O AgTech é o conceito do Vale do Piracicaba para unir e promover empresas e startups de Tecnologia voltado ao setor do Agronegócio, uma referência ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde estão as sedes das empresas de tecnologia e inovação da internet.
 
Recuperada, a usina tradicional do bairro Monte Alegre se coloca como um espaço para sediar essas empresas, de forma multiuso e em um sistema integrado que permite negócios compartilhados, informou Pedro Fernandes Chamochumbi, gestor de inovação.
 
A primeira fase do projeto, com capacidade para receber entre 60 a 100 estações de trabalho está concluída, segundo o idealizador do projeto, Wilson Guidotti Júnior. “A segunda etapa irá exigir investimentos de R$ 75 milhões e tem a continuidade da recuperação, a instalação de um centro de convenções, auditório, hotéis, cafés e restaurantes. Essa fase está aberta a parceiros e investidores”, explicou.
 
A área da usina tem 42 hectares. Já estão instaladas nas áreas recuperadas pela Usina de Empreendimentos e Participações, responsável pelo projeto, 10 empresas de diferentes setores, incluindo restaurante.
 
“O objetivo agora é que empresas voltadas para projetos de inovação e tecnologia em alimentação saudável, segurança alimentar, energética e hídrica, que são temas atuais e demandas do setor do Agronegócio, se instalem no complexo”, disse Chamochumbi.
 
Para Balu Guidotti, a usina tem em seu DNA o agronegócio e o empreendedorismo. “Queria que o local voltasse a ser importante para a cidade mantendo suas raízes e a inovação permite esse novo ciclo. O projeto foi pensado em um formato para impulsionar o Agronegócio por meio da inovação, oferecendo um ambiente propício para as empresas empreenderem com suporte qualificado para dar tração e sustentabilidade a essas iniciativas ”, explicou Guidotti Júnior.
 
Serviço
 
O 2º AgTech Day será no dia 1º de dezembro, na Usina Monte Alegre. Mais informações sobre a programação no site: www.agtechday.com.br 
 
Estrutura e estratégia
 
A Usina de Inovação Monte Alegre oferecerá incentivos exclusivos para startups, fornecendo suporte a inovação com agência local, empresas de marketing e comunicação, já operando no complexo instalado, e ainda acesso a aceleradoras, mentores, investidores e mercado.
 
Uma das estratégias deste novo ecossistema é atrair as gigantes do agro interessadas em instalar sua agências de negócios e laboratórios de inovações em busca de novas startups e soluções tecnológicas criadas no Vale do Piracicaba para o desenvolvimento da agricultura de precisão e a chamada internet das coisas no campo, conforme Pedro Fernandes Chamochumbi.
 
O conceito multiuso em um sistema integrado apresenta vários diferenciais como infraestrutura adequada, suporte técnico para inovações, condições de fomento e aceleração, Big Data (conjunto para armazenamento de dados), ambiente propício para network, incentivos fiscais e agtech, além da localização privilegiada no coração do vale do rio Piracicaba - próximo ao campus da Esalq/USP.
 
O coworking, primeiro empreendimento oficial do complexo, entrará em operação em fevereiro de 2017. A estrutura completa da Usina de Inovação Monte Alegre contará com outros serviços, como offices, espaço de eventos, restaurante e, futuramente, um hotel com centro de convenções.
 
Fonte: Gazeta de Piracicaba