A Raízen, joint venture formada entre Shell e Cosan, fechou a compra integral da distribuidora de combustíveis Latina, que opera na região Sul do país. O valor do negócio não foi informado.
As duas empresas haviam formalizado um acordo no final de 2013 e a operação foi concluída ontem, quando a Raízen assumiu o controle da companhia gaúcha.
Com a aquisição, 220 postos serão incorporados à rede Shell. Do total, 74% estão no Rio Grande do Sul e o restante nos Estados do Paraná e de Santa Catarina.
Juntos, os pontos de venda comercializam aproximadamente 300 milhões de litros de combustíveis por ano. A Raízen, por sua vez, vende cerca de 22 bilhões de litros em mesmo período.
"A troca de bandeiras da Latina para a Shell ocorrerá em um intervalo de 12 a 18 meses", afirma Teofilo Lacroze, vice-presidente de vendas e engenharia da Raízen.
A região Sul é onde a companhia tem a menor participação de mercado no país, de acordo com o executivo. Por isso, a compra foi estratégica, segundo ele.
"O grupo cresce no Brasil a um ritmo de 500 postos por ano [de forma pulverizada], um a um. Com esse negócio, conseguimos uma expansão robusta de uma só vez."
A aquisição inclui uma central de distribuição em Ijuí (a 400 km de Porto Alegre).
"É um terminal de médio porte que, pela localização no interior do Rio Grande do Sul, será muito importante para completar a infraestrutura logística que a companhia tem na região.".
Fonte: Folha de S.Paulo via portal Biocana