Tempo firme beneficia lavouras de café e cana-de-açúcar
Áreas de instabilidade continuam sobre grande parte da região centro-norte do Mato Grosso, bem como no norte de Goiás, Tocantins, Pará, Bahia, Maranhão e Piaui. Além dessas áreas, também podem ser observadas chuvas sobre o interior do Nordeste. Essas chuvas, em especial no norte do Mato Grosso, tem causado estragos em muitas lavouras de soja, uma vez que há locais que estão a mais de 10 dias com chuvas ininterruptas. Com isso, muitos grãos de soja começam a apodrecer e a germinar na própria vargem. Ainda esses danos são pontuais e localizados, mas já começa a trazer muita preocupação, uma vez que há previsão de mais chuva para essas localidades do Brasil ao longo dos próximos dias.
Em grande parte da metade sul do Brasil, a quarta-feira será marcada pelo tempo mais firme e apenas possibilidade de eventuais pancadas de chuva irregulares sobre as regiões produtoras da metade sul do Mato Grosso e de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a quarta-feira será mais um dia de tempo aberto e sem previsão de chuva. Com um tempo mais aberto, produtores de soja no cerrado poderão prosseguir com os trabalhos de colheita , bem como os trabalhos de plantio das lavouras de segunda safra e, principalmente os tratos culturais. O mesmo estará ocorrendo com os produtores de cana-de-açúcar e café , que devido ao tempo mais firme terão plenas condições para a realização dos tratos culturais.
O grande problema do tempo mais seco está sem dúvida na metade sul do Rio Grande do Sul, em especial nas regiões da Campanha e toda faixa Sudeste do estado, onde a ausência de chuvas regulares e em bons volumes já começa a afetar consideravelmente as lavouras . Os níveis de umidade do solo estão extremamente baixos nessas localidades, afetando até mesmo lavouras de arroz . Já nas demais localidades gaúchas, apesar do tempo firme , as condições ainda se mantém razoáveis ao desenvolvimento das lavouras.
Argentina
O avanço de uma frente fria pelo sul da Argentina nesta quarta-feira deve levar chuva para diversas localidades produtoras , e aos poucos esse sistema avança sobre boa parte das regiões produtoras do país e irão elevar os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de soja e milho .
Devido à presença desse sistema, também irão ocorrer chuvas sobre os estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste ao longo dos próximos cinco dias. No começo da semana que vem, esse sistema deverá estar avançando pelo Sudeste e provocando chuvas também sobre as regiões do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Pará e interior do Nordeste.
Por um lado, essas chuvas beneficiarão a elevação dos níveis de água no solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras, mas por outro lado, deverão inviabilizar novamente os trabalhos de colheita, plantio e tratos culturais, bem como manter as condições extremamente favoráveis a proliferação de doenças.
Fonte: Portal Terra via Cana Online